quarta-feira, 25 de maio de 2011

Palavras da Célula 4º semana de Maio 2011

Estudo para a Célula / Maanaim – Igreja em Células. A salvação da nossa casa – “21 Dias pela Unidade” (4ª. Semana /Maio).

Nessa semana entramos na 2ª. Etapa da Campanha 21 Dias pela Unidade da Igreja e da Família. A ênfase da 1ª. Etapa estava na Unidade da Igreja e dos irmãos, agora focaremos a unidade familiar.

Leia At. 16. 25-33. Sempre que Deus fala sobre a vida eterna, Ele aponta para o indivíduo e nunca a casa. Entretanto, quando se trata de salvação, Deus sempre usa a casa como uma unidade. A casa é onde afeta a bênção, ou a maldição, a prosperidade, a graça, etc.
A PUNIÇÃO DE DEUS É SOBRE A CASA:
Cinco exemplos de famílias punidas por causa de apenas um membro:
1 – A Casa de Faraó
(Gn. 12.17); 2 – A Casa de Abimeleque (Gn. 20.18); 3 – A casa de Davi (II Sm. 12.10-11); 4 – A Casa de Acabe (I Rs. 21.22); 5 – As Casas de Datã e Abirão (Dt. 11.6).
A PROMESSA DA BENÇÃO DA SALVAÇÃO NA CASA:
A base de nossa fé são as promessas de Deus. Se nos firmarmos nisso seremos abençoados. E a promessa de Deus é para a salvação de toda a nossa casa. Se Deus pode punir uma casa por causa de um membro, então é verdade também que Ele pode abençoar uma casa, por causa de um só membro.
Exemplos de casas abençoadas por causa de um membro no Velho Testamento:
1 – A Casa de Noé
(Gn. 7.1): Por ocasião do dilúvio, o Senhor disse a Noé: "Entra na arca, tu e toda a tua casa, porque reconheço que tens sido justo diante de mim no meio desta geração" .

A arca foi preparada para toda a família.

A Bíblia diz que Noé era justo, mas em nenhum lugar diz algo assim sobre seus filhos. Mesmo assim, a salvação foi para os filhos e as noras. Se crermos assim, Deus honrará a nossa fé e salvará a nossa família.
2 – A Casa de Abraão (Gn. 17.12-13): Deus fez uma aliança com Abraão e o sinal da aliança era a circuncisão, por isso mandou circuncidar toda a casa de Abraão, bem como os escravos comprados por ele. Assim, a aliança de Deus com Abraão era estendida a toda a sua casa.
3 – A Casa de Obede-Edom (II Sm. 6.11): Aqueles que são cabeça de família podem buscar a salvação de toda a família porque esta é a promessa de Deus. Devemos nos agarrar a esse princípio e reivindicar a bênção de Deus!
Exemplos de casas abençoadas no Novo Testamento:
1 – Jesus – Paz seja nesta casa (Lc. 10.5-6): A bênção e a paz repousam sobre a casa e não somente sobre indivíduos. Deus adota a casa como unidade de Sua graça.
2 – A Casa de Zaqueu (Lc. 19.9): Quando Zaqueu recebeu Jesus, Ele disse que a salvação havia entrado naquela casa. É tempo de começar a pensar na salvação de famílias e casas inteiras e não somente de indivíduos. Ainda que a vida eterna seja individual, Jesus declarou que houve salvação na casa de Zaqueu.
3 – A Casa de Cornélio (At. 10.2/ At. 11.14): Cornélio era "piedoso e temente a Deus com toda a sua casa, fazia muitas esmolas ao povo e de contínuo, orava a Deus", mas ainda não era salvo. O anjo de Deus lhe apareceu e disse para ele ouvir a Pedro, que traria palavras para salvação dele e de toda a sua família. Precisamos alargar a visão do nosso trabalho. As células devem ser cheias não apenas de indivíduos, mas de famílias.
4 – O Carcereiro de Filipos (At. 16.31): Se alguém crê no Senhor toda a sua casa será salva. Devemos crer e nos apegar a esta promessa. A casa precisa ser o alvo de nosso trabalho. Se visarmos casas ganharemos casas. Deus faz as coisas de acordo com a nossa fé (At. 2.39).

O QUE DEVO FAZER PARA A SALVAÇÃO DA MINHA CASA? (Js. 24.15)
1 – Intercessão e Jejum (Jo. 16.8-9): A oração com jejum são os irmãos gêmeos para quebrar toda a cegueira espiritual que o diabo colocou sobre a nossa casa. Nessa intercessão você deve fazer pelo menos duas coisas: Quebrar toda ação do diabo e Pedir que o Espírito Santo convença do pecado.
2 – Dar Bom Testemunho (I Pe. 3.1-2): Muitas pessoas não se convertem pelo mal testemunho daqueles que o cercam.
3 – Creia que o Espírito Santo está Trabalhando: A partir do momento em que você começou a orar por estas pessoas o Espírito Santo está trabalhando na vida delas. Você não está vendo, mas o Espírito está trabalhando para cumprir a promessa da salvação de toda a sua casa.
4 – Aproveite as Oportunidades para Testemunhar (Rm. 10.13-15): Deus nestes dias nos dará grandes oportunidades para falarmos de seu amor. Por isso, não perca nenhuma delas, quando surgirem diante de você.
5 – Não Veja Seus Familiares Como São, Mas Como se Tornarão (II Co. 5.16).
Conclusão: Há uma promessa de salvação para toda a sua casa, há uma promessa para toda a sua descendência e, durante esta Campanha cremos que muitas famílias serão alcançadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário