quarta-feira, 8 de junho de 2011

ESTUDOS PARA A CÉLULA 3ª SEMANA JUNHO/2011

Estudo para a Célula / Maanaim – Igreja em Células. Procura-se uma geração de Jairos – (3ª. Semana /Junho).
Leia Marcos 5:21-24.

O texto registra a história de uma família que foi transformada pelo poder de Deus. É a história de Jairo que busca em Jesus a cura para sua filha de doze anos. Jairo representa cada pai e mãe que precisam da intervenção de Deus na vida de seus filhos. Mas Jairo representa também cada marido ou mulher que precisa de um milagre em seu casamento. Jairo representa os crentes que receberam o encargo de orar pela sua casa.

Precisamos hoje de uma geração de Jairos. Mas quem é essa geração? Em primeiro lugar a Geração de Jairo é:

I – UMA GERAÇÃO CONSCIENTE

1.1 Uma Geração consciente de que a morte ronda sua casa (V.23). A primeira atitude que aquele homem teve foi a de encarar a realidade. Ele teve que reconhecer que havia morte em sua casa. Com certeza, ele teve chances de encontrar-se antes com Jesus, mas estava preso pelo orgulho, pela cegueira, pela religiosidade, ativismo ou até mesmo pelo comodismo. Mas o medo da perda o levou a Jesus. Você precisa perceber quando a morte está rondando a vida dos seus filhos, o seu casamento e tentado tragar sua família. Parece que muitas pessoas, estão indiferentes a presença da morte que entra pela internet, pela televisão, pelos livros, e por causa disso, não têm tido o coração de Jairo para interceder pela sua casa.

2.1 Uma Geração consciente da sua impotência (V. 22). A segunda realidade com que Jairo se deparou foi a sua impotência. Jairo era um homem importante na sociedade judaica, ele era chefe na sinagoga. Com certeza, a princípio, ele usou todos os recursos que tinha para resolver o problema. Jesus foi a última opção. Assim como Jairo precisamos ter a consciência de nossa impotência. Não podemos de forma natural evitar a morte. Precisamos da ajuda de Jesus. Muitos pensam que se tivesse uma condição financeira melhor, se tivesse mais estrutura poderia ter uma família melhor. Mas isso é um equivoco, pois há muitas famílias que têm muito estudo, status social, excelente condição financeira e a morte está presente em suas casas. Jairo era um homem importante, mas ele foi rápido para perceber, que precisava de ajuda.

Em segundo lugar a Geração de Jairos é:

II – UMA GERAÇÃO DECIDIDA

2.1. Uma geração decidida a interceder diante de Jesus. Encarar a realidade exige uma decisão: o que fazer? Jairo lembrou-se de Jesus. Embora não tivesse certeza de que Jesus atenderia um pedido seu, ele decidiu correr até Jesus e clamar pela sua misericórdia. Precisamos de um coração de Jairo para interceder pela nossa casa. Temos que desesperar aos pés do Senhor clamando pelos nossos filhos, pelos nossos pais, pelo nosso casamento e pela nossa própria vida. A nossa geração é conhecida como a geração do materialismo, pois nunca as pessoas viveram em função do consumismo como hoje. Muitos pais sonham em ver seus filhos formados, com uma vida financeira bem-sucedida. Nada de errado, mas quantos sonham que eles sejam homens e mulheres cheios do Espírito de Deus? Temos que orar mais pela nossa casa, pela nossa família. É a oração que afugenta a morte que nos ronda e tenta nos ceifar.

2.2. Uma geração decidida a ir, e não, delega. Jairo poderia ter enviado alguém à procura de Jesus, mas ele decidiu ir pessoalmente. Como chefe na sinagoga, ele com certeza estava acostumado a dar ordens e outros cumprirem-nas sem demora, mas agora ele se dispõe a ir atrás de um desconhecido, mas que representava sua última chance. Ali estava um pai desesperado por Jesus. Quando se fala da salvação da nossa casa, não podemos delegar essa tarefa para ninguém. Nem mesmo para a igreja. Precisamos ter um coração para clamar.

Em terceiro lugar a Geração de Jairos é:

III – UMA GERAÇÃO DETERMINADA

3.1. Determinada a encontrar a Jesus: Quando Jairo encontrou Jesus, havia uma grande multidão. Quando a Bíblia fala de multidão você pode acreditar, era muita gente mesmo. Mas Jairo não se intimidou com a multidão. Ele estava determinado a levar Jesus para sua casa.
3.2.Determinada a obter a resposta (v.23)
Além de prostrar-se aos pés de Jesus, ele suplicou sem cessar. Essa é a atitude de alguém determinado a obter resposta.
3.3.3. Determinada a ter o milagre (Vv.35,36)
Enquanto Jairo insistia com Jesus, veio a notícia de que sua filha havia morrida. Mas Jairo decidiu crer no milagre. Não importa qual seja a situação do seu casamento, dos seus filhos, de seus pais ou da sua própria vida. Se você se dispuser a crer no seu milagre, é isso que Jesus fará na sua vida.
Precisamos de líderes intercessores; Precisamos de pais intercessores. Que a exemplo de Jairo, você também tenha um coração para interceder pela sua casa.

Momento do Compartilhamento:

1) Do ponto de vista espiritual você tem percebido a morte rondando a sua casa? De que forma? 2) Você tem o hábito de orar diariamente pela sua família?

3) Você já obteve algum milagre em sua casa, através da intercessão?

Compartilhe! Termine a reunião com um período de oração, intercedendo pela salvação de cada família representada, utilizando o Cartão de Oração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário