Estudo para a célula / Maanaim – igreja em células (semana 30/07 a 04/08).
O pecado não terá domínio sobre você.
Introdução: Leia Romanos 6.1-14.
Esse texto é uma argumentação do apóstolo Paulo, por causa de uma afirmação errada que alguns cristãos estavam fazendo. Paulo estava ensinando que “onde abundou o pecado superabundou a graça de Deus” (Rm 5.20). Ou seja, aqueles que são mais pecadores, mais experimentam da graça de Deus, e aqueles que têm a vida mais torta recebem a bondade e tolerância de Deus.
O pecado é algo que destrói, é algo que não podemos brincar, não lidamos com o pecado de forma leviana, somos um povo chamado para a santidade (Ef. 1.3).
SETE MENTIRAS COMUNS QUE SÃO DITAS A RESPEITO DO PECADO:
1 - O PECADO TRAZ FELICIDADE (Leia Romanos 6:23): Essa é a base de toda mentira do diabo, as pessoas pensam que se não pecarem não serão felizes. O mundo acha que o crente é triste. É isso que o mundo pensa do crente, que crente não pode isso ou aquilo, não pode ir pra balada, é cheio de proibição. Muitos pensam que estão aproveitando a vida quando tem uns minutos de prazer. Depois que passa aqueles minutos vem a depressão, a angústia e o vazio, vem o gosto da morte, a escravidão. Tudo tem um preço, somente a graça de Deus é dada livremente, qualquer prazer que tenhamos, vai nos cobrar um preço. O pecado cobra salário e o pagamento é morte.
2 - EU POSSO DEIXAR O PECADO QUANDO EU QUISER (Leia João 8:34): Há pessoas que pensam que tem domínio sobre o pecado. O diabo os deixa brincar. Essas pessoas vão ao culto e depois vão para o pecado. O diabo sempre procura diminuir a gravidade das coisas, faz com que tudo pareça pequeno e inofensivo. O pecado é como uma droga, chega uma hora que essas pessoas vão querer sair e não vão conseguir mais. Jesus diz para ser radical com o pecado. Devemos ser radical com aquilo que nos faz pecar (Mt 5.29-30). Se houver esta radicalidade contra o pecado, nós experimentaremos a verdadeira alegria na presença de Deus.
3 - EU CONSIGO VENCER O PECADO SOZINHO (Leia Romanos 8:13): Nós não vencemos o pecado sozinhos, sem o Espírito Santo de Deus, nem por força de vontade, nem por ser disciplinado, nem porque é forte em si mesmo. Homem nenhum é capaz de vencer o pecado por si mesmo, para vencer o pecado você precisa ser cheio do Espírito Santo. Quem não é cheio do Espírito Santo cai em frustração e desespero, vive na inconstância, porque luta contra o pecado sem precisar ter comunhão com Deus. Devemos ser cheios de Deus e quando formos cheios do Senhor conseguiremos dizer não para o pecado. Não adianta querermos ser um crente vencedor, sem uma vida diária com Deus. É preciso que oremos todos os dias ao Senhor, que estejamos em comunhão, louvando, lendo a Palavra, dependendo de Deus.
4 - É IMPOSSÍVEL VIVER DE ACORDO COM A PALAVRA DE DEUS (Leia 1ª. Coríntios 10:13): Pessoas constantemente pensam que o padrão da Palavra de Deus é alto demais para ser vivido. Por que o inimigo joga esta mentira que é impossível viver em santidade? Porque isso aplaca nossa consciência quando nós viermos pecar, o diabo quer que tenhamos paz quando pecamos. Quanto mais pensamos assim, mais lidaremos com naturalidade com o pecado. Nós estamos aqui para obedecer ao Senhor em todas as coisas. Essa é a Igreja de vencedores, aquela que obedece em todas as coisas, que lida com o pecado dessa maneira.
5 - VOCÊ NÃO PRECISA TRATAR COM O PECADO ASSIM TÃO RÁPIDO: Quanto mais tempo ficarmos no pecado, sem se arrepender e sem confessar, mais difícil vai ser abandonar e quebrar as forças do hábito. Quanto mais esperamos, mais nossa resistência diminui, quanto mais adiamos mais queremos repetir. Precisamos ter temor do pecado, e temor das suas consequências.
6 - ESSE PECADO NÃO TEM CONSEQUÊNCIA (Leia Hebreus 10.26,30-31): Deus não vai permitir que seus filhos vivam no pecado, quem é filho sempre vai ser disciplinado, quem nunca é disciplinado é porque não é filho, quem é filho é corrigido. Nunca pense que a disciplina de Deus é indolor. Hoje em dia, ninguém mais fala que Deus castiga, mas isso é um engano, Ele castiga porque é Pai. Muitos preferem acobertar ao invés de ver o filho passar vergonha, mas Deus não se importa em passar vergonha com seus filhos.
7 - PRA VOCÊ NÃO TEM MAIS JEITO, POR ISSO PODE IR EM FRENTE E PECAR: O novo convertido tem essa luta, porque o inimigo põe isso na cabeça dele. Que ele está brincando com Deus, que não nasceu pra ser crente, que ele não consegue viver a santidade. Acham que não tem mais perdão. O inimigo quer nos convencer disso, mas não é verdade. Ele quer dizer que nós estamos abusando, que já passamos dos limites. Mas temos que lembrar que as misericórdias de Deus não têm fim, elas renovam-se a cada manhã. Deus não perde a paciência conosco, Ele não se cansa de nós. Ele disciplina porque ama, mas não desiste de nós. Ninguém pode nos arrebatar das mãos Dele. Nada pode nos separar do amor Dele. Somos alvo do amor Dele! Ele vai completar a obra que Ele começou em nossa vida. Nós fomos chamados para a santidade e já recebemos toda a provisão necessária para viver a vida cristã. A felicidade está na presença de Deus, na obediência.
Guia do Compartilhamento:
1) O que você tem feito para se manter cheio do Espírito Santo?
2) Como você tem obtido vitória contra o pecado?
Compartilhe!
Ore: por aqueles que querem viver uma vida vitoriosa sobre o pecado.
Ore por enchimento do Espírito nesta reunião de célula.
Ore pelos alvos de multiplicação da célula e da igreja.
Comunicados: *Quarta-feira – 19h30 Reunião dos Vencedores e Domingo às 19h– Celebração. *Matrículas Abertas para a Escola de Ministério – Faça sua inscrição – início – 02/08. * Encontro com Deus – dias 24 a 26/08 – Envie pelo menos uma pessoa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário