sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Palavra da Célula semana 26 a 29/12/12

Estudo para a célula / Maanaim – igreja em células (semana 26/12 a 29/12).
Generosidade: O caminho da benção!.
INTRODUÇÃO:
Leia Provérbios 11:24-25. Todo mundo deseja sorte. A sociedade acredita que a melhor vida é daquele que tem sorte. No entanto, eu quero lhe dizer que viver uma vida abençoada é incomparavelmente melhor do que ter sorte. Desde o dia em que fomos criados, nós fomos abençoados por Deus. “Homem e mulher os criou, e os abençoou, e lhes chamou pelo nome de Adão, no dia em que foram criados”(Gênesis 3.2). Você está destinado para a bênção. Você foi chamado para ser uma bênção e para ter uma vida abençoada. Se você realmente quer ser abençoado,
quero lhe revelar um segredo: a generosidade.
Veja o que nos diz a Palavra sobre a generosidade:
I - A VIDA GENEROSA É ABENÇOADA: (Leia Lucas 16.10-13) 1.1. A desculpa das pessoas para não serem generosos é que possuem pouco. Vivem sempre dizendo: “se eu tivesse mais, eu seria generoso!” Mas isso é mentira! Elas sabem que precisam começar compartilhando o pouco para que o Senhor lhes multiplique os pães no cesto.
1.2. A generosidade é a pedra angular de uma vida abençoada. A presença ou a falta de generosidade em nossas vidas nos dá uma pista muito clara de como está a nossa alma, a nossa condição espiritual! Quanto mais você cresce espiritualmente mais generoso você se torna!
1.3. O nível da nossa maturidade é medido pelo nível da nossa generosidade. A capacidade que temos de abençoar, de ser canal desobstruído nas mãos de Deus por onde a bênção possa passar para alcançar a outros. Não há pessoas maduras espiritualmente que não sejam generosas.
1.4. Há uma relação fundamental entre a nossa vida espiritual e a nossa atitude em relação ao dinheiro e as posses. Pessoas maduras demonstram gratidão e confiança, mas os imaturos reagem com ingratidão e ansiedade. #Esse é um tempo em que o Senhor quer nos levar a um novo nível de maturidade. Por isso temos que aprender e praticar a generosidade.
II – A GENEROSIDADE VAI CONTRA A NOSSA NATUREZA TERRENA:
2.1. Por definição, o conceito de generosidade está em conflito direto com o de autopreservação. Para ser generoso é preciso amar o outro mais que a si mesmo. Quem é generoso abre mão de coisas genuínas em benefício de outras pessoas.
2.2. É quando somos desafiados a sermos generosos que o velho homem aparece. Nosso coração fica desesperado, com medo de faltar para nós aquilo que estamos dando. Encontramos mil razões para mostrar que o outro não merece tudo isso. Elaboramos mil argumentos para mostrar que não precisamos ser tão generosos assim.
2.3. O homem é egoísta por natureza. A nossa vida inteira somos formados para não compartilhar o que temos e para ajuntar o máximo que podemos: Muitas vezes o pai ensina ao filho atitudes que o torna uma pessoa miserável: - Filho eu estou mandando o seu lanche, não dá pra ninguém!; - Come aqui se não você vai ter que dividir com todo mundo! - Não empresta seu brinquedo para ninguém!
2.4. E o resultado é a que a criança se torna adulto com a mentalidade egoísta e miserável. E quanto mais o tempo passa mais apegada às coisas ela fica. Você nasceu egoísta. Essa é a cara normal do seu velho homem. O problema é que você nasceu de novo e as coisas do velho homem precisam desaparecer.
#A generosidade é uma ferramenta importante para fazer morrer o nosso velho homem! Toda vez que agimos com generosidade, colocamos mais um prego no caixão do nosso velho homem! Essa é uma batalha terrível, porque nós já fomos escravos do pecado e escravos não são generosos!
#Às vezes nós não damos porque tem alguém precisando.
Nós damos apenas para exercitar o caráter da generosidade que há em nós! Para vencer a ganância e a avareza em nossa vida!
III – AO GENEROSO A BÊNÇÃO É GARANTIDA: (Leia Lucas 6:38)
3.1. A razão porque a generosidade é a chave para se viver uma vida abençoada é que as Escrituras nos ensinam que há uma generosidade maior garantindo a bênção. Você pode viver uma vida abençoada. A generosidade de Deus vai lhe garantir isso!
3.2. A promessa de Deus em Provérbios, é muito clara: “A alma generosa prosperará!” Mas, essa promessa foi reafirmada pelo Senhor: “Dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos darão; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também.” (Lucas 6.38)
3.3. Seja generoso a respeito de todas as coisas e não apenas a respeito de dinheiro. Seja generoso no julgamento, e você receberá generosidade quando for julgado. Seja generoso para perdoar, confiar, respeitar, honrar e não pense apenas no dinheiro, mas tudo precisa chegar ao dinheiro. A verdadeira generosidade se revela no dar.
3.4. Precisamos reconhecer que dez por cento da renda é uma parte significativa. Não conheço muitas pessoas que podem abrir mão de dez por cento da sua renda sem nenhuma dificuldade. Ser fiel no dízimo é sempre um grande desafio de generosidade.
3.5. Eu creio que a bênção não está realmente no dar, mas está na generosidade. O dízimo é uma oferta de valor esperado, mas a generosidade está no nível do inesperado, do surpreendente.
#Nossa falta de generosidade fecha as portas do céu, porque Deus não pode abençoar o que ele amaldiçoou.
3.6. Existe ainda outro nível de generosidade, que poucos atingiram: é a generosidade sacrificial. Uma doação que requer sacrifício libera a glória de Deus. #Você quer ser abençoado? Seja generoso. A sua oferta é o retrato instantâneo do seu coração. Fomos criados parecidos com Deus e uma das marcas do Pai é a generosidade. Essa marca precisa ser visível na sua vida. É possível dar sem amar, mas é impossível amar sem dar. O caminho da bênção é a generosidade!
Guia do Compartilhamento:
1)Como você tem praticado a generosidade na sua vida? Compartilhe!
2)Qual foi a última vez que você separou algumas coisas em sua casa para abençoar alguém? Compartilhe! 3)Compartilhe uma benção recebida na sua vida após uma atitude de generosidade?
E LEMBRE-SE: CULTO DA VIRADA DIA 31/12 (SEGUNDA-FEIRA ÀS 21H30) FAÇA OS SEUS ALVOS PARA 2013 E SEPARE SUA OFERTA DE PRIMÍCIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário