domingo, 5 de dezembro de 2010

Levantando-se para conquistar seus sonhos Dom 05/12/2010

Levantando-se para conquistar seus sonhos.
Todos têm sonhos, até aqueles que dizem que não sonham mais, no fundo do coração desejam “voltar a sonhar”. Os sonhos motivam e dão energia. Sem sonhos a vida perde seu sentido. Sonhos são desejos que temos em nosso coração ou imagens colocadas pelo Espírito em nosso interior que dizem respeito ao nosso futuro. Alguém disse que os sonhos são a linguagem do Espírito, o Espírito se move através de sonhos. Vale à pena sonhar principalmente quando nossos sonhos estão alinhados a vontade de Deus. Os sonhos de Deus ao nosso respeito são grandes e tremendos. “Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que desejais” Jr.29:11. O profeta Joel disse que o Espírito Santo daria sonhos até para os velhos (Joel 2:28) O Espírito Santo transmite os sonhos de Deus aos velhos e aos jovens, muitos envelheceram nas expectativas, na esperança e na fé, mas nesses dias o Espírito Santo está restaurando nossos sonhos! A Bíblia conta a história de Ana (1º. Samuel 1:1-20) uma mulher que se levantou para conquistar seu sonho. Ana era mulher próspera, esposa de um homem que muito lhe amava, porém infeliz, pois era estéril. Seu sonho era ser mãe. Durante anos Ana aguardou a realização de seu sonho até que um dia ela se levantou para conquistá-lo. A vida de Ana é um exemplo de como podemos nos levantar para a conquista de nossos sonhos. Vejamos algumas atitudes de Ana:
1. Ela perseverou na conquista do seu sonho.
A perseverança é um dos ingredientes mais importantes para quem deseja conquistar seus sonhos. Tiago diz que aqueles que não perseveram não alcançam respostas de Deus. “Não pense tal pessoa que receberá coisa alguma do Senhor, pois tem mente dividida e é instável em tudo o que faz” Tg.1:7-8. Perseverar é não desistir, é ser tenaz, agüentar firme mesmo diante das evidências contrárias. Os anos se passavam para Ana, as humilhações por parte de sua rival Penina aumentavam, tudo colaborava para levá-la a desistir, porém ela continuava a crer no seu sonho. Seus sonhos somente serão conquistados com muita perseverança e tenacidade. Aqueles que querem conquistar precisam perseverar e crer Naquele que fez a promessa. “Vocês precisam perseverar, de modo que, quando tiverem feito a vontade de Deus, recebam o que ele prometeu...” Hb.10:36.
2. Ela venceu os matadores de sonhos.
Temos inimigos e adversários que procuram roubar, matar e destruir sonhos. Entre nós e nossos sonhos existirão inimigos, gigantes, palavras contrárias, maldições e outros impedimentos. Os GRANDES conquistadores de sonhos derrotaram muitos matadores de sonhos. Com Ana não foi diferente.
1º. Matador de Sonhos – Penina. Alguém que se torna rival, adversário e inimigo. Penina representa aqueles que querem nos humilhar, zombar, afrontar e se opor. Penina desdenhava e ria de Ana. Com Neemias também foi assim, Sambalate e Tobias procuraram destruir o sonho de Neemias com zombaria (Ne.4). Aqueles que “riem” de seus sonhos não são seus amigos. 2º Matador de Sonhos – Elcana. Elcana não parece ser um matador de sonhos. Sua atitude não é de oposição, ele demonstra amor e preocupação com sua esposa. Porém em momento algum se une a ela para a conquista do sonho, ele não a anima e motiva, não gera fé no coração de sua esposa. Não se une a ela para buscar em Deus resposta. Ele representa aquele grupo de matadores de sonhos que procuram nos “consolar”, com frases: “deixa prá lá”, “ Deus vai dar coisa melhor”, “você é ambicioso, agradeça o que você tem e fique feliz e satisfeito”. Às vezes somos Elcana na vida daqueles que amamos. 3º. Matador de Sonhos – Eli o sacerdote. Aquele que era para ser profeta de Deus se tornou um religioso. Eli era um homem que havia perdido o discernimento espiritual, não percebeu a oração fervorosa que Ana fazia, mas a teve por louca e embriagada. Ele representa aqueles que quando sacrificamos por nossos sonhos ou tomamos alguma direção radical nos tem por loucos. Ana como uma mulher espiritual venceu todos os seus matadores de sonhos.
3. Ana teve uma atitude diferente.
Durante anos Ana acompanhou seu marido e sua atitude era sempre a mesma “Isso acontecia ano após ano. Sempre que Ana subia à casa do Senhor, sua rival a provocava e ela chorava e não comia” vers.7. Naquele ano, Ana queria mudar sua vida e conquistar seu sonho, por isso resolveu agir diferente. “Certa vez quando terminou de comer e beber em Siló, estando o sacerdote Eli sentado numa cadeira junto à entrada do templo do Senhor, Ana se levantou e, com a alma amargurada, chorou muito e orou ao Senhor”. Vers. 9-10. Atitudes diferentes poderão nos levar a conquistas nunca alcançadas. Ana se levantou e orou ao Senhor com quebrantamento e fé. Será que não chegou o momento de agir diferente?Se ano após ano você tem agido com murmuração, fofoca, falta de compromisso, incredulidade, negligência você não crescerá e não romperá.Tenha uma atitude diferente como Ana, posicione-se para orar, santificar-se, jejuar, evangelizar, dizimar e ofertar. Como Ana devemos querer conquistar nossos sonhos, por isso devemos agir como Deus espera, ela orou e se humilhou diante do Senhor e isso tocou seu coração. Com que atitudes você tem chegado diante de Deus?
4. A chave da conquista: Ana fez um voto de sacrifício.
“E fez um voto, dizendo...” 1º. Sam1: 11. Ana subia ao templo todos os anos e oferecia a Deus porções “sacrifícios que seu marido a dava”. Mas agora ela resolve fazer um voto pessoal entregando algo que é dela. Temos aqui um segredo espiritual. Ela resolveu ir para outro nível de sacrifício e entrega, ela resolveu entregar o que jamais havia entregado, o seu melhor.
Ana entregou seu sonho a Deus, muitas vezes para rompermos financeiramente teremos que entregar a Ele aquilo que representa nosso sonho, esse é um dos maiores níveis de semeadura que alguém pode entrar. O que ela fez foi realmente uma loucura, uma atitude radical. O voto de Ana nos ensina:
Não devemos subestimar o poder de um voto.
• Um voto de sacrifício é a chave para você conquistar seu sonho em 2011.
• O que você quer pode depender de um voto.
• Votos falam de sacrifício, mas quando feitos na direção do Espírito trazem paz e alegria (vers.18).
• Devemos fazer votos com um propósito específico. Ana pediu um filho, o voto tinha um alvo, foi lançado como uma flecha.
• O voto deve representar um sacrifício pessoal. Sonhos financeiros requerem de nós votos financeiros.
• Ana poderia ter perseverado, derrotado os matadores de sonhos e tido atitudes diferentes, mas se não fizesse um voto não conquistaria seu sonho.
O resultado foi que o Senhor se lembrou de Ana, e logo na manhã seguinte. Com você não será diferente, ao fazer seu voto o Senhor se lembrará de você e lhe levará a conquista de um grande sonho em 2011.
Pr. Cristian Pinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário