segunda-feira, 4 de julho de 2011

Palavras da Célula 2º semana de julho 2011 (12 à 16 de julho)

Estudo para a Célula / Maanaim – Igreja em Células. Privilégios e Perigos da Ceia - 2ª.parte. (12 ou 16 de Julho).
(Leia 1ª.Coríntios 11:23-27).

O que significa comer indignamente? Posso estar participando da ceia indignamente?Para a igreja de Corinto o participar indignamente da ceia está detalhado no vers. 21 (leia).
*Antecipadamente - É para aqueles que achavam que a reunião estava muito demorada e comiam o pão e bebiam o cálice e iam embora antes de terminar a reunião.
* Reverência - Uma das coisas que nós precisamos aprender como igreja do Senhor é a reverência, precisamos entender que existem coisas que são sagradas.
O Batismo e a Ceia são as duas ordenanças deixadas por Jesus de modo que não temos opção de participar ou não, é cumprir e pronto.
Quando viemos para estar na mesa do Senhor não podemos participar de qualquer jeito.

Temos que ter reverência, respeito a Deus e a sua Presença. A ceia é algo tão sério que o Senhor a deixou para sermos abençoados.

A igreja de Corinto fez com que a ceia resultasse em doença e morte. (Leia 1ª.Coríntios 11:28-30). Parece inacreditável, mas pessoas que participaram da ceia na igreja de Corinto e o fizeram indignamente, ficaram fracos, doentes e alguns até morreram.
Na Bíblia são mencionados os pecados que são para morte e os que não são para morte. Todo pecado é transgressão diante de Deus, mas nem todo pecado é igual aos olhos de Deus. O pecado tem gradação, como se vê nas seguintes expressões bíblicas: “grande pecado” (Ex 32.30,31); “maior pecado” (Jo 19.11); “muito grande pecado” (1 Sm 2.17; 2 Sm 24.10); “muitos pecados” (Lc 7.47); “multidão de pecados” e “multiplicar pecados” (Ez 16.51; Os 13.2; Tg 5.20).
O Pecado Para a Morte.
A Palavra de Deus fala de “pecados que são para a morte”, algo muito sério. (Leia 1ª.João 5:16.) Na verdade todo pecado é para a morte, mas cedo ou mais tarde ele vai matar. Dependendo de sua gradação, traz como conseqüências: sofrimentos, morte espiritual, morte física e até perdição eterna. São, na verdade, tipos de pecado que levam o seu praticante à morte física prematura.
Todavia, nem todo pecado vai matar, se não estaríamos todos mortos. Mas o Apóstolo João diz que alguns são para a morte.
O que é o Pecado para morte? É aquele que vai resultar em morte física.
“Pecado para morte é aquele pecado que a pessoa comete e continua nele, o resultado vai ser morte física prematura”.
Um dos pecados para a morte registrados no Novo Testamento foi os coríntios tomaram a ceia indignamente (Leia 1ª.Coríntios 11:28-30).
A Bíblia Sagrada fala de não poucos que dormem. Será que a Bíblia se refere aqueles irmãos que dormem durante o culto? Dormir aqui é simbólico significa que a pessoa participou da ceia indignamente e morreu fisicamente.
A Palavra de Deus não está dizendo que essas pessoas não eram dignas de participar da ceia. A palavra de Deus está dizendo que elas participaram indignamente da Ceia.
O que é participar do corpo indignamente?
Tem irmãos que infelizmente ignoram a Ceia do Senhor e não a valorizam. Para o verdadeiro cristão deveria ser um dia especial. É um momento sagrado que Deus estabeleceu para nos encontrar com Ele. Pessoas que nem aparecem nem sabem o dia da ceia, que não tem nenhum interesse na ceia, não estão desprezando a mesa do Senhor?.Isso com certeza é tratar a mesa do Senhor indignamente.
Alguns podem dizer: participar da ceia indignamente não é estar em pecado? Não! Dia da Ceia é dia do perdão. Dia da Ceia é para aqueles que venceram pelo sangue do cordeiro. “É vergonhoso pecar, mas não crer no sangue é mais vergonhoso ainda”.
Tem gente que não vem para o culto no dia de ceia, outros na hora da ceia não participam porque dizem não estar digno de participar da ceia. Então é bom não morrer hoje porque se você não pode tomar a ceia no meio de nós pecadores, vai conseguir tomar a ceia diante de Deus?
Dia de Ceia é dia de pisar na cabeça do diabo e dizer que você é livre! Dia de Ceia deveria ser dia de festa, dia de celebrarmos a morte de Jesus porque Ele ressuscitou, e não dia de chegarmos ao culto e dizermos: “ah não estou em condições hoje”. A nossa condição é pela fé na obra do Senhor Jesus, eu não sou justo baseado nas minhas obras, eu sou justo baseado nas obras do Senhor Jesus. Dia de Ceia é dia de Vitoria!
GUIA DO COMPARTILHAMENTO.
1) O que a Ceia representa para você?
2) Você se prepara de uma forma especial para o culto de Ceia? Como?

3) Está disposto a fazer uma aliança de não ficar mais sem tomar a Ceia do Senhor?
Orem para que o Espírito Santo traga temor e reverência nos corações no dia da Ceia.

Ore para que todo impedimento dos irmãos participarem da célula sejam quebrados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário