terça-feira, 20 de dezembro de 2011

ESTUDOS PARA A CÉLULA SEMANA 19/12 À 24/12/11

Estudo para a Célula / Maanaim – Igreja em Células – (semana 19/12 a 24/12). Servindo ao único Deus e colocando-o em primeiro lugar.
LEIA: Êxodo 32 1- 4, 21-24. 1 -

COMPREENDENDO QUEM É DEUS: Na verdade, jamais teremos uma definição satisfatória sobre Deus, pois, como o homem limitado e finito conseguirá definir aquele que é ilimitado e infinito? No entanto, ainda que de uma maneira imperfeita tenhamos a compreensão sobre Deus, a Bíblia nos revela algum material necessário para que possamos compreender como Ele é, e o que Ele faz. Nós podemos ver na vida de Arão o que acontece quando alguém que foi liberto do mundo pelo poder de Deus escolhe não andar na presença Dele. Arão não subiu até o topo da montanha. Ele não contemplou, nem habitou ali como Moisés fez. Portanto, a imagem interna que ele tinha de Deus era a mesma da sociedade na qual ele cresceu. E “foi isso que saiu de dentro dele”.

QUANDO DEUS É TRANSFORMADO EM ÍDOLO (Êxodo 20:4). Deus é transformado em ídolo quando ocupa o imaginário das pessoas como o mais poderoso dentre todos os deuses. O monoteísmo afirma que existe apenas um Deus, e não que Deus é o deus mais poderoso.

(1.1 Deus é único 1.2 Deus é Espírito 1.3 Deus é incondicionado 1.4 Deus é incontrolável 1.5 Deus é Eterno 1.6 Deus é soberano).
2 - DESMASCARANDO O SENHOR MAMOM QUE QUER SER DEUS: Mamom quer ser um deus concorrente do próprio Deus verdadeiro. Observe como Mamom atua como um deus, ele busca fazer aquilo que somente o Senhor Deus pode fazer em nossas vidas. Vejamos algumas de suas características: - Um deus me dá segurança - Um deus exige de mim santificação e separação - Um deus exige o melhor - Um deus determina o valor das coisas - Um deus é aquele que governa
2.1 Mamom é um espírito Um crente jamais se dobraria diante de uma imagem. Então o maligno se esconde atrás do dinheiro para receber adoração.
2.2 Mamom é um deus imundo É uma verdadeira obra da graça o fato de Deus permitir que se traga dinheiro diante dele na igreja. O dinheiro é uma das coisas mais imundas que existe. A Bíblia diz que o altar santifica a oferta. Quando você trás o dízimo, Deus santifica os outros 90% que ficaram com você.
3 - COLOCAR DEUS EM PRIMEIRO LUGAR É A ÚNICA ARMA PARA DERROTAR MAMOM (Provérbios .3:9-10):
Um dos princípios fundamentais na Palavra de Deus e na vida cristã é o de que o primeiro é de Deus. O Senhor jamais aceitará ser o segundo em sua vida. Ele não divide Sua glória com ninguém, uma vez que só o Senhor é Deus. A Bíblia mostra em vários momentos que o princípio das primícias é a vontade de Deus para nós. Ele é o primeiro e deseja que lhe ofereçamos sempre as primícias.
3.1 O exemplo de Adão e Eva (Gênesis 2:15-17) : Ao tomar algo que é de Deus exclusivamente nos fazemos iguais a Ele, o que é pecado. Somente Deus é o primeiro e quando tomamos o primeiro, estamos tentando tomar o lugar de Deus. Existem coisas que pertencem exclusivamente a Deus e quando você pega aquilo que é Dele você entra debaixo de maldição.
3.2 O exemplo de Abraão e Isaque (Gênesis 22.2 -12): Houve um momento em que Deus precisou comprovar o lugar que possuía na vida de Abraão. Ele queria provar se ocupava de fato a posição de primeiro na vida daquele homem. Deus poderia exigir o primeiro de Abraão e quando ele resolveu dá-lo sua fé foi comprovada. Dar o Isaque não significa, portanto, dar o melhor ou o sacrifical, mas significa dar o primeiro.
3.3 O exemplo de Abel e Caim (Gênesis 4:3-5): A oferta de Abel foi das primícias do rebanho, mas a oferta de Caim não foi das primícias da sua colheita. Este é um dos motivos que a oferta de Abel foi aceita e a de Caim rejeitada. Deus somente aceita o primeiro e somente quando ele é colocado em primeiro lugar. A oferta de Caim não procedeu de fé, pois ele trouxe ao Senhor algo depois de algum tempo, ou seja, depois de ajuntar alguma colheita.
Guia do Compartilhamento
• Você percebeu alguma imagem incorreta de Deus? Como e porque passou a vê-lo assim?
• Você tem colocado o Senhor em primeiro lugar em quais áreas de sua vida?
Ministração: Orem declarando que o Senhor está em primeiro lugar em suas vidas. Orem uns pelos outros, aproveite para ministrarem na vida uns dos outros.
Comunicados:
Quarta-feira às 19h30 – Reunião dos vencedores.
Domingo às 19h – Celebração Especial a Jesus e apresentação do coral c/ rede de jovens e kids.
31/12 às 22h – Culto da Virada e Ceia do Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário