sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

PALAVRAS DA CÉLULA MÊS DEZEMBRO/2011

Estudo para a Célula / Maanaim – Igreja em Células – (semana 05/12 a 10/12). As 3 Visões Proféticas da Ceia do Senhor.
TEXTO: Leia 1ª. Coríntios. 11. 23-30.

Introdução: A ceia do Senhor celebra para o cristão a libertação da escravidão do pecado, do diabo e do mundo. Por isso quando participamos desta celebração memorável somos levados a pensar, avaliar, refletir e aprender com o Espírito Santo. Temos na ceia do Senhor segundo a Bíblia três percepções proféticas, três visões espirituais:
1 – VISÃO RETROSPECTIVA (...estareis anunciando a morte do Senhor... v. 26) Ao assentarmo-nos ao redor da mesa do Senhor devemos voltar os nossos olhos para Jesus e contemplar o Deus esvaziado. Em Jesus, Deus está esvaziado, pois: - Sua onipotência foi limitada pela fé dos que se achegavam a Ele; - Sua onisciência foi limitada pelo Pai; - Sua onipresença foi limitada pela própria encarnação; Ao assentar-nos ao redor da mesa do Senhor devemos relembrar-nos quão grande foi o amor de Jesus por nós. Ao assentarmo-nos ao redor da mesa do Senhor devemos voltar os nossos olhos para o Calvário. Devemos relembrar o quanto o nosso Salvador sofreu. Como ele foi humilhado, açoitado e morreu da pior maneira possível, morte de cruz.
2 – VISÃO INTROSPECTIVA (...examine-se pois, o homem a si mesmo... v. 28) Não podemos assentar-nos à mesa do Senhor sem critério, sem auto-análise, sem investigação do nosso coração. Devemos examinar a nós mesmos e não os outros. Devemos ser juízes de nós mesmos e não juízes dos outros. Devemos rastrear a nossa alma e não tirar a pulsação da alma alheia. Algumas verdades precisam ser aqui analisadas: Em primeiro lugar, a ceia é um banquete para quem tem vida em Cristo; Em segundo lugar, a ceia é um banquete para quem tem fome espiritual; Em terceiro lugar, a ceia é um banquete que exige discernimento; Em quarto lugar, a ceia é um banquete que exige preparo (v.27); Em quinto lugar, a ceia é um banquete que exige exame pessoal (v.28); Em sexto lugar, a ceia é um banquete que deve nos afastar do pecado ao invés do pecado nos afastar da ceia (v.28); Em sétimo lugar, a ceia é um banquete perigoso para quem vive despercebidamente no pecado (v.29-32);
3 – VISÃO PERSPECTIVA (...até que Ele venha... v.26) O olhar para frente na ceia do Senhor aponta para a grande esperança da iminente volta de Jesus. “Até que Ele venha”. Nossa peregrinação espiritual caminha para um fim glorioso. Ela caminha para o triunfo final de Cristo na sua gloriosa volta. Sua vinda é certa. Sua vinda será breve. Sua vinda será física, visível, audível, poderosa, gloriosa, e vitoriosa. Ele virá para nos levar para a Casa do Pai. Ele virá para nos fazer assentar em tronos. Ele virá para nos dar um corpo de glória e para estarmos com Ele eternamente e reinarmos com Ele para sempre. O melhor está pela frente. O que Deus preparou para nós é uma herança gloriosa, imarcescível, e eterna. O apóstolo João teve uma experiência com Deus que poucas pessoas que passaram por esta terra tiveram. O cristianismo estava debaixo de uma perseguição ferrenha. Muitos cristãos estavam sendo martirizados por sua fé em Cristo Jesus. Dizer que era cristão naquela época poderia ser a proclamação de sua própria pena de morte. A tribulação era feroz, violenta e aterrorizante. Mas neste contexto o apóstolo tem uma experiência gloriosa em que o Senhor aparece a ele. Mas agora não como o Deus esvaziado, não como o carpinteiro de Nazaré, mas como aquele que é O Senhor dos Senhores e o Reis dos Reis. Aquele que é o Primeiro e o ultimo. João o apóstolo viu o fim. Quem vê o final e tem a visão com a Perspectiva eterna não fica preocupado com coisas tão pequenas.Suba de posição. Olhe para aquele dia que tudo está solucionado.
CONCLUSÃO: A Ceia do Senhor: Passado, Presente e Futuro Os discípulos de Cristo são privilegiados ao participarem com ele da Ceia do Senhor. Deste modo, ligamos o passado, o presente e o futuro. Passado: Olhamos para trás, para o sacrifício que Jesus fez na cruz. Entendemos isto como sendo o fundamento e o centro de nossa salvação. Presente: Quando meditamos no terrível preço que Jesus pagou para nos redimir de nosso pecado, nossa decisão de resistir à tentação é fortalecida. Futuro: Entendemos que a morte de Jesus é a base de nossa esperança, e assim proclamamos nossa fé nele quando olhamos em frente para a volta do Senhor e para nossa salvação eterna.
Guia do Compartilhamento
1) Ao analisar cada visão, qual delas mais constrange o seu coração? Por quê?

2) Você já teve alguma experiência, algo mudando sua vida ao tomar a Ceia do Senhor? Qual?
Orem uns pelos outros de acordo com a necessidade, proponha tomar a Ceia do Senhor com os irmãos nesse domingo.
Comunicados: Domingo Celebração e Ceia do Senhor às 19h, não perca o privilégio de estar diante da mesa do Senhor. Próxima Semana – Confraternização e amigo secreto na célula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário