segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

PALAVRAS DA CÉLULA MÊS FEVEREIRO-SEMANA 13 À 18/02/2012

Estudo para a Célula / Maanaim – Igreja em Células – (semana 13/02 a 18/02).

Os 7 Pecados Capitais - Parte 1
Leia Gálatas 5:16-21.

Os pecados são chamados capitais porque são pecados de origem, fonte e governo. Os pecados capitais dão origem a outros pecados e governam outros pecados, como por exemplo: a ira é um pecado capital, porque dá origem a outro pecado como a vingança ou o ódio.

Falar em pecado é ir na contramão da nossa cultura que desconsidera a existência do pecado, ou que nos considera atrasados e loucos.

A lista dos setes pecados capitais pode servir para nós como gabarito para avaliarmos que tipo de cristãos estamos sendo.

Vamos olhar também para vermos que tipo de vida vale à pena, se é realmente a vida entregue as paixões, aos apetites e aos extintos, ou se é uma vida que controla essas paixões ou que foge dessas paixões e luta contra o pecado, que vale a pena ser vivida.

Nessa primeira parte quero compartilhar 3 dos 7 pecados capitais:
1 – O ORGULHO (Leia 1ª.Coríntios 4:7): O ser humano é vão porque não tem nada, e tudo o que tem recebeu de alguém.
Como é que podemos nos gloriar e nos julgarmos alguém, se não temos substância, se não temos consistência e não conseguimos dar finalidade a nossa existência?

O orgulho é um pecado luciferiano. Quando Lúcifer quis ser igual a Deus, criou o diabo. O diabo é um ser tomado de orgulho, se tornou um ser de ego absoluto. Lúcifer quando foi atirado a Terra, encheu o coração humano de ego e orgulho. (Gen.4-5).

O orgulho é próprio daquele que diz: Eu sou um máximo, eu sou tudo!

Talvez você pense, “eu não sou orgulhoso, porque eu não me considero um máximo”. Mas você se considera melhor? Você se considera acima? Você se considera mais? Toda vez que nos consideramos bons, virtuosos, melhor e mais, tenha certeza que não é o Espírito de Deus que está atuando em nós, mas é Lúcifer. O antídoto para o orgulho é a humildade.
2 – A INVEJA (Leia Tiago 3:14): O segundo dos setes pecados capitais é a inveja, ela faz com que olhemos as pessoas de baixo para cima. Olhamos aquelas pessoas que são o que gostaríamos de ser, quem têm o que gostaríamos de ter, que conquistaram o que gostaríamos de conquistar, que tem a aparência que gostaríamos de aparentar.

“A inveja se manifesta quando desejamos não apenas ter o que estas pessoas têm, ser o que essas pessoas são, mas desejamos mais do que isso.

Nós desejamos que elas não tenham o que têm, e não sejam o que são”. Porque se nós apenas olhássemos as pessoas que consideramos acima de nós e desejássemos chegar lá, essas pessoas poderiam ser para nós fonte legítima de inspiração, e poderiam suscitar em nós certa legítima ambição. Porque a ambição é legítima. Desejar ter mais, desejar ser mais, desejar mais é legítimo.
Conseqüências da inveja em nossas vidas:
- a inveja nos faz ver sempre o lado errado da vida.
- a inveja nos impede de apreciar o que é digno de ser apreciado.
- a inveja rouba o mistério da vida.
- a inveja é um caminho de autodestruição.
O antídoto para a inveja é: ser você mesmo; alegre-se com o que você tem recebido; seja grato a Deus por tudo.
3 – A PREGUIÇA
(Leia Provérbios 6:6-11): A preguiça é prostração, letargia, apatia, indolência, tédio, mais que um estado de ociosidade física a preguiça é uma condição de desânimo espiritual, um desânimo próprio de quem desistiu de buscar a Deus, desistiu de buscar a verdade, desistiu de buscar o que é bom.

A preguiça é diferente do ócio, é um abandono do espírito.

É um entregar-se, é aquela postura de quem diz – deixa acontecer, deixa estar, deixa ser, deixa que a vida siga. Ou no português mais coloquial “vamos deixar como está para ver como que fica”. É o “tanto faz”, preguiça é essa postura de “qualquer coisa”.
Conseqüências na vida do preguiçoso:
- passará por necessidades (Pv. 19.15)
- seus desejos jamais serão alcançados (Pv. 13.4)
O antídoto para a preguiça é ser diligente, esforçado, disciplinado.
GUIA DO COMPARTILHAMENTO
 Dos três pecados citados, qual deles mais influencia sua vida hoje?
 Quais atitudes ou sentimentos que você precisa abrir mão, para que viva longe desses pecados?
 Você tem inserido os antídotos sobre esses pecados?
Orem confessando ao Senhor qualquer pecado capital em sua vida. Decida em oração hoje mesmo abandonar qualquer atitude que leva você a esses pecados. Ore por alguém da sua célula, pedindo ao Espírito Santo que o ajude a viver em santidade e consagração.
Comunicados:
*Quarta-feira Reunião dos Vencedores às 19h30 - Tema: A mensagem da Cruz. *Vigília dos Vencedores – Rede de Adultos – pedidos que todos os irmãos compareçam, será na sexta-feira (17) com início às 20h30. *Domingo Celebração ao Senhor às 19h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário