domingo, 26 de fevereiro de 2012

PALAVRAS DA CÉLULA -SEMANA 27/02 à 03/03/2012

Estudo para a Célula / Maanaim – Igreja em Células – (semana 27/02 a 03/03).

Os 7 Pecados Capitais - Parte 2
Leia Gálatas 5:16-21. Os sete pecados capitais são os pais e mães de outros pecados que nos afastam de Deus e nos impedem de desfrutar do melhor de Deus para nossas vidas. Daremos continuidade a mensagem os 7 Pecados Capitais compartilhando a 2ª parte que são os outros 4 pecados que completam a lista: Gula, Avareza, Luxúria e Ira.
1 – GULA: O que é o pecado da Gula? É a procura desordenada do prazer no comer e no beber. Gula não é comer muito ou beber muito.

O pecado não é o quanto você come ou o quanto você bebe. E sim o porquê você come e bebe tanto.

O pecado da gula é a busca desordenada do prazer que a comida e a bebida oferecem, é aí que está à raiz da gula.

Escrevendo para Filipenses Paulo se refere àqueles cujo “deus é o ventre” (Fl 3:19). “O destino deles é a perdição, o deus deles é o ventre, e a glória deles está na sua infâmia, visto que só se preocupam com as coisas terrenas.”
Os filhos da Gula: Vaidade; Preguiça; Ansiedade; Descontrole Emocional e Doenças Físicas.
Conseqüências da Gula: Deixa a pessoa irracional; Subverte valores colocando o valor da carne acima de outros valores.
Como vencer a gula?: Exercendo domínio próprio.
2 – IRA: O que é Ira? A ira é esse sentimento que nos empurra a vingança, é esse arrebatamento do juízo, que nos conduz a fazer justiça com nossas próprias mãos.

A bíblia diz que podemos até nos irar, mas não pecar “Irai-vos e não pequeis” (Ef 5:26). Mas qual é a ira que não é pecado? Vemos na Palavra de Deus o relato da manifestação da ira em Jesus ao ver o comércio na casa de Deus, ele virou a mesa dos comerciantes e os expulsou com chicotadas.

É uma ação violenta, aonde Jesus deixa explícita a sua indignação àquilo que vê. Jesus age indignado e intensamente. E esta ação irada de Jesus é uma expressão do coração de Deus, contra a impiedade, a injustiça praticada contra os homens, e essa ira não é pecaminosa.
Filhos da Ira: Brigas, contendas, gritarias, sistema nervoso descontrolado.
Conseqüências da Ira: Pessoas machucadas, sentimento de vingança pairando no ar, e o famoso “vai ter volta”.
Como vencer a ira?: A resposta cristã à ira é a mansidão e o espírito pacificador. E falar de mansidão e de espírito pacificador, implica em falar de perdão e amor aos inimigos, promovendo a justiça pelo caminho da paz e da resposta não violenta.
3 – LUXÚRIA: O que é Luxúria? A luxúria em termos simples é “só pensar naquilo, no sexo”. É o apetite desordenado pelo sexo. O sexo está esparramado diante de nós, não precisa ser rico para ser avarento, não precisa comer muito para ser um glutão.

Da mesma forma, não precisa fazer muito sexo para ser culpado do pecado da luxúria.

A compreensão dos pecados capitais diz não tanto a respeito daquilo que fazemos em si, mas daquilo que habita em nosso coração. A luxúria, não diz necessariamente a respeito do quanto você faz de sexo, mas o quanto o sexo está dentro de você, e quanto o sexo ocupa o seu pensamento.,e quanto o sexo determina a sua maneira de se relacionar com as pessoas.
Filhos da Luxúria: Violência (estupro); Mentira (engana para conseguir o que deseja o sexo); Cobiça (desejo impulsivo), masturbação, pornografia.
Conseqüências da Luxúria: Pecado contra o corpo de Cristo (1ª.Cor 6:18); Idolatria: Deus não é mais o centro; afastamento de Deus; Doenças sexualmente transmissíveis
Como vencer a Luxúria?: Santifique seus pensamentos (Mc. 7.21-23/ Mt. 5.27-28)
4 – AVAREZA (Cl.3.5/ Mt. 6.24): O que é Avareza? A avareza é tomada por uma cobiça desordenada por quaisquer bens.
Filhos da Avareza: - Dureza de coração (desejo excessivo de conservar o dinheiro, o coração deixa de se abrir as necessidades dos outros); Inquietação e ansiedade (Como é que eu consigo mais? Como é que eu não perco o que tenho?);
- Violência (para tomar pose de um objeto de desejo pela força);
- Engano (tomar pose de algo disfarçadamente, artimanha.);
- Arrogância e prepotência (é próprio do rico achar que tudo pode);
- Cobiça (desejo por coisa alheia);
Conseqüências da Avareza: Confusão de valores; Perda do senso de eternidade; Altíssimo grau de exigência para o contentamento;
Como vencer a Avareza?: Tendo a consciência de que você é mordomo de Deus (Mt. 25.14-19); Sendo Generoso (Lc. 6.38).
GUIA DO COMPARTILHAMENTO:

1) Você é uma pessoa que se ira facilmente?

2) Você se considera uma pessoa avarenta?
3) Você tem tido dificuldade com algum desses quatro pecados?Qual?
Orem confessando ao Senhor qualquer pecado capital em sua vida. Decida em oração hoje mesmo abandonar qualquer atitude que leva você a esses pecados. Ore por alguém da sua célula, pedindo ao Espírito Santo que o ajude a viver em santidade e consagração.
Comunicados: *Quarta-feira Reunião dos Vencedores às 19h30 - Tema: A mensagem da Cruz. *Seminário Visão e Estrutura da Rede Kids e Criação de Filhos sábado às 8h30, inscrições nos cultos. *Domingo Celebração às 19h com Pr.Marcelo Akama e Lançamento da Campanha de Jejum e oração do 1º.Semestre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário