segunda-feira, 30 de abril de 2012

PALAVRA DA CÉLULA SEMANA 30/04 a 05/05/12

Estudo para a Célula / Maanaim – Igreja em Células – (semana 30/04 a 05/05).
Os improváveis de Deus.
Leia: 1ª. Coríntios. 1.26-29.  Introdução: Na Bíblia está cheio de relatos extraordinários que foram realizados por pessoas simples e comuns. Pessoas que não tinham nada de extraordinário, mas que foram instrumentos para realizarem feitos que nunca foram vistos ou ouvidos.
A pergunta que surge é: Porque Deus age desta forma? A resposta é simples e direta: Deus realmente gosta de usar pessoas improváveis, que da perspectiva natural aparentam ser extremamente fracas.                                                                                                                                                                               OS PERSONAGENS IMPROVÁVEIS DE DEUS: 1º Moisés (Leia Êxodo. 3.10-11): A fraqueza de Moisés era seu complexo de inferioridade, pois, dizia “quem sou para tirar o povo do Egito?” e seu temperamento que o levou a matar um egípcio e a ferir a rocha. Mas Deus tratou suas fraquezas e ele foi usado tremendamente como um grande líder e fez dele um homem paciente. 2º Gideão (Leia Juízes. 6.11-16): As fraquezas de Gideão eram a baixa auto-estima e sua profunda insegurança, mas Deus o transformou em um poderoso homem de valor.            Quando Gideão recrutou um exército de 32 mil homens para combater os midianitas, Deus os reduziu a apenas 300 homens. Isso humanamente falando fez com que suas chances para combater o inimigo, que possuía 135 mil homens, ficassem reduzidas a proporção de 1 para 450. Mas Deus deu vitória a seu exército.  3º Davi (Leia 1º. Samuel. 16.6-7): A ótica de Deus não é a nossa, Deus vê de uma forma completamente diferente de nós. Deus imputa valor onde o homem não vê valor. Deus valoriza o que o homem vê como comum. O Missionário Hudson Taylor disse: “Todos os gigantes de Deus são pessoas fracas”. 4º Os Discípulos: Jesus também tinha seus discípulos, seguidores, eles foram chamados dentre os meninos “reprovados no vestibular”. Cuidavam dos negócios da família, como Pedro, André, Tiago e João, que eram pescadores, ou se dedicavam a outras atividades, como Mateus, que era cobrador de impostos.
Todos eles foram reprovados para estudarem a Torah, mas Deus fez deles Apóstolos.
5º Pedro: A fraqueza de Pedro era a sua impulsividade e a sua inconstância, mas Deus o transformou num homem firme como uma pedra, que chegou a se tornar um Mártir da fé pela sua firmeza. 6º João: João um dos arrogantes “Filhos do trovão” que queria mandar fogo do céu para consumir os samaritanos, Deus o transformou no apóstolo do amor. E o capacitou em escrever o livro da consumação dos séculos. 7º Abraão: A fraqueza de Abraão era seu medo. Duas vezes ele afirmou que sua esposa era sua irmã para poder se proteger. Mas Deus o transformou em Pai de todos os que crêem.
Características dos IMPROVÁVEIS DE DEUS:
a – Ele é fraco (Leia 2ª. Coríntios. 12.9-10): Todos nós temos fraquezas e normalmente, negamos nossas fraquezas, as defendemos, damos desculpas, escondemos, não queremos que ninguém saiba, pois, achamos que o fato de outros saberem nos deixará muito vulneráveis e não seremos bem aceitos na sociedade e nem mesmo na igreja. Todavia, Deus tem uma perspectiva totalmente diferente de nossa fraqueza, enquanto imaginamos que Deus quer usar somente nossos pontos fortes, ignoramos que Ele quer usar também nossos pontos fracos para a sua glória.                                                                                                                                                       b – Ele é pobre (Leia Mateus. 5.3): Além do fraco, Deus somente usa o pobre, a pobreza que agrada a Deus não é necessariamente a do dinheiro, mas aquela atitude de reconhecer que nada possui de si mesmo.  Para Deus, ser pobre ou rico são dois tipos de atitudes diante DELE. Assim, é possível alguém ser pobre, mas ter a atitude arrogante de um rico e também é possível – ainda que muito raro – um rico ter a simplicidade de um pobre diante de Deus.                                                                                                                                                            -       O pobre é consciente de sua carência e necessidade;
-       O pobre reconhece que é dependente dos outros;
-       O pobre não deposita sua confiança em coisas, mas em pessoas;
-       O pobre não tem senso exagerado de importância própria.
c – Ele é desprezado pelo mundo: Deus não pode usar aqueles que julgam ser alguma coisa porque Ele deseja que Cristo seja tudo em todos. Nós somos apenas instrumentos nas mãos de Deus.                                                                                                                                               
O mundo valoriza os ricos, mas Deus usa os pobres e faz que Cristo seja a nossa riqueza. O mundo valoriza os famosos, bonitos e poderosos; mas Deus somente usa aqueles que são poderosos unicamente em Deus e que são ilustres desconhecidos.
Guia do Compartilhamento

·         Você se considera um improvável de Deus? Por quê?

·         Você crê que durante esta Campanha “7 Semanas de Casa de Milagres” o Senhor estará te capacitando para a obra que Ele tem lhe chamado? De que forma?

Comunicados:

  • ATENÇÃO ESPECIAL: TODOS os alunos e ex- alunos da Escola de Ministério e Curso Pastoral, REENCONTRO sábado – 05/05 das 9h às 18h. Sua vida será impactada e levada a uma nova realidade espiritual. Inscrições na secretaria. 
  • Quarta-feira às 19h30 Reunião dos Vencedores com o tema: A visão dos Vencedores.
  • Domingo às 19h – Celebração .

Nenhum comentário:

Postar um comentário