quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Palavra da célula- semana 29/10 à 03/11/12

Estudo para a célula / Maanaim – igreja em células (semana 29/10 a 03/11).
A Edificação do Corpo de Cristo!.
Introdução: Leia 1ª.Coríntios 12:12-31.
Quando o Novo Testamento aborda o tema igreja, ele o faz quase exclusivamente referindo-se à igreja local: uma comunidade de cristãos que não apenas estão unidos com Cristo, mas também uns com os outros. Dentre todas as definições da Igreja, o corpo e a casa são certamente as mais fáceis de entendermos e praticarmos.
Por isso, gostaria de aprofundar um pouco mais nossa compreensão da igreja local como um corpo.
Em primeiro lugar...
I - NENHUM MEMBRO PODE SE RECUSAR A ENVOLVER-SE NO CORPO (Vs 14-16):
a) Não há desculpa para estar de fora. A responsabilidade de edificação está sobre todos. O pé não pode desculpar-se porque não é mão, nem o ouvido porque não é olho. O princípio bíblico é claro: no corpo, todos os membros são necessários.
b) No corpo humano, quando uma célula deixa de funcionar, as demais dobram o serviço para suprir a falta daquela. * Do mesmo modo, no Corpo de Cristo, deixar de se envolver é exigir que os demais membros trabalhem mais para suprir essa ausência. Quando não nos envolvemos, acabamos nos tornando um peso para o Corpo.
c) Por que algumas pessoas se recusam a viver a vida do corpo, a vida da Igreja? Paulo diz que a desculpa do pé é dizer que não é mão, e a do ouvido é reclamar porque não é olho. Essas desculpas nos mostram algumas motivações negativas.
1) Soberba: Quando o pé diz que, por não ser mão, ele não fará parte do corpo, está apenas demonstrando sua soberba. Pessoas arrogantes se julgam mais ou menos importantes por causa das funções que exercem no Corpo.
2) Timidez: Esse é o caso daqueles que pensam que o que fazem é demasiadamente pequeno ou simples e, por isso, pensam que não são importantes para o Corpo, pois qualquer um poderia desempenhar sua função.
3) Inveja: Cada membro precisa compreender que foi estabelecido no Corpo pela vontade de Deus.
4) Ignorância: Mesmo quando ignora a própria importância, o membro ainda assim é parte importante do corpo.
Em segundo lugar...
II - NENHUM MEMBRO DEVE MONOPOLIZAR O CORPO (Vs 17-20):
1) A vontade de Deus é que não haja nenhum monopólio, mas participação e variedade. É terrível imaginar a Igreja como um olho gigante. Imagine um gigantesco ouvido, sem haver qualquer outro membro! Isso não seria a expressão apropriada de Deus.
2) O Corpo existe para expressar Cristo, e um único membro nunca será uma expressão completa do Senhor.
3) O monopólio mata as funções do Corpo, torna os irmãos passivos e eles deixam de ser um canal para a ação do Espírito de Deus.
• Deus quer manifestar sua multiforme sabedoria através da Igreja (Ef 3.10), e vai fazê-lo através de gente tímida ou extrovertida; gente que cura e gente que ora; gente que administra e gente que contribui; gente que visita os enfermos e gente que prega nas praças; cada um à sua maneira.
• Não devemos exigir de ninguém que seja igual a nós, pois quando tentamos ser iguais aos nossos irmãos, estamos desperdiçando a nós mesmos.
• Precisamos sempre nos lembrar de que a célula é expressão da Igreja e, numa célula, o líder jamais deve monopolizar as funções, fazendo tudo sozinho e não dando espaço para os irmãos.
• Mesmo na reunião, todos devem falar e fluir na presença de Deus para a edificação do Corpo.
Em terceiro lugar...
III - A MUTUALIDADE NO CORPO DE CRISTO (Vs 21-27)
1) A divisão no corpo acontece quando alguns membros presumem que podem dizer a outro membro que não necessitam dele.
2) Todo membro arrogante vive de forma independente, mas a vontade de Deus é a vida de uns para os outros, a mutualidade.
3) O Corpo é edificado quando os membros têm igual cuidado uns com os outros (ICo 12.25). Precisamos que as nossas células funcionem.
4) Somente na célula acontece de um membro sofrer e todos sofrerem com ele, de um se alegrar e todos os outros festejarem sua vitória.
 • Portanto, assim como o olho não pode dizer à mão que não tem necessidade dela, nem ainda a cabeça dizer aos pés que não necessita deles (1Co 12.21), ninguém pode julgar-se suficiente em si mesmo. Isolar-se, portanto, é pecado contra o Corpo. Um coração em cima da mesa é carne morta, e o pior, pode levar os demais membros à morte por não exercer sua função.
 • Os membros do corpo são responsáveis pela saúde uns dos outros, pois são eles que comunicam vida entre si, mas, se algum deles se isola, o resultado é a morte. O membro que se isola do Corpo demonstra desamor e deslealdade para com ele.
• O Senhor concedeu algo a cada um, uma habilidade que deveria ser exercida para abençoar todo o Corpo, mas quando um membro se isola, todos perdem o que o Senhor queria ministrar através dele.
• Se ficarmos sozinhos, esfriamos, e a frieza e a friagem nos assolam. Somos como uma brasa: quando fica sozinha, se apaga. Evidentemente, a proximidade e a comunhão têm um preço, e pequenas feridas sempre surgem quando nos aproximamos e nos relacionamos.
GUIA DO COMPARTILHAMENTO:
1) Que motivos você apontaria para alguém envolver-se na vida do Corpo de Cristo? Compartilhe!
2)O que você pode fazer para participar mais da vida de sua célula? Compartilhe!
3) O que você aconselharia para alguém que está entrando em processo de isolamento da vida do Corpo? Compartilhe!
Ore: Para que sejamos na prática corpo de Cristo, conectados uns aos outros; vamos orar por aqueles irmãos que estão isolados do Corpo para que eles retornem a comunhão.
Ore por vidas para participar do Encontro “Deus Lá em Casa”; que acontecerá no sábado dia 10 de novembro. Quarta-feira às 19h30: Culto de Ações de Graças pela formatura CTL/2012. Domingo: Celebração às 19h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário