segunda-feira, 15 de outubro de 2012

PALAVRA DA CÉLULA SEMANA 15 À 20/10/12

Estudo para a célula / Maanaim – igreja em células (semana 15/10 a 20/10).
A Revelação da Casa de Deus (parte 2).
 Introdução: Leia Gênesis 28. 10 a 22.
Hoje, nós vamos compartilhar um pouco mais sobre a experiência do patriarca Jacó.
Vamos nos deter na atitude que ele teve no momento em que ele despertou do sono.
Está no verso 18: “Tendo-se levantado Jacó, cedo, de madrugada, tomou a pedra que havia posto por travesseiro e a erigiu em coluna, sobre cujo topo entornou azeite.” Isso aqui é algo precioso, porque nos mostra que a verdadeira edificação é baseada em dois elementos:
A palavra e o Espírito.
Primeiro Deus falou depois Jacó entornou azeite. Sabemos que o azeite aponta para o Espírito de Deus. Nunca se esqueça disso.
A verdadeira edificação da casa de Deus precisa desses dois elementos: A Palavra e o Espírito. Agora ,vejamos algo mais.
O verso 18 diz que Jacó pegou aquela pedra que lhe serviu de travesseiro e erigiu uma coluna. Isso é algo tremendo. Porque cada ação de Jacó tinha a ver com a visão que ele teve.
Só há casa de Deus se houver gente disposta a ser coluna.
E o que significa ser coluna? Precisamos ver primeiramente a utilidade da coluna. Para que serve uma coluna?.
Vejamos pois: A coluna fala de....
I – COLUNA FALA DE MEMORIAL (V.18) O que é um memorial? É algo que você faz para durar mais do que você. É algo que quando você passar vai servir de referência para aqueles que vão continuar. A Bíblia está cheia de memoriais. Em Josué 4, quando o povo atravessou o Jordão o Senhor ordenou que os chefes das tribos pegassem doze pedras para edificar um altar que servisse de memorial aos seus filhos no futuro (Js.4.4-7).
Quando você quer manter algo para a próxima geração, você constrói um memorial. O que isso significa para nós hoje? Significa que a igreja é um lugar onde você constrói alguma coisa que não é para você. Se o que nós estamos edificando vai permanecer depois que nós partirmos, então estamos de fato edificando casa para Deus. Mas, se eu vivo essa vida somente em função da minha necessidade momentânea o que eu estou fazendo perde o propósito. Nós precisamos despertar a igreja para fazer algo grandioso. Algo que vai ultrapassar os limites da nossa geração. Algo que não termina em nós mesmos.
 II – COLUNA FALA DE FIRMEZA (v.18) O que isso nos ensina? Que a igreja é edificada com gente firme. Gente que não é vacilante. Não é alguém que hoje está e amanhã não está. Quando vem a tribulação ou (tubulação) a parede cede. Mas a coluna fica firme e a tubulação tem que ser desviada. a) Tem gente que só está firme enquanto não tem problemas: Temos que ter firmeza para continuar seguindo a Deus diante dos problemas e dificuldades.
b) Tem gente que só está firme enquanto está com dinheiro no bolso: Acabou o dinheiro, a pessoa desanima, perde o humor, chuta o cachorro, grita com os filhos. Temos que continuar firmes na bonança e na necessidade. Na fartura ou na escassez.
 c) Tem gente que só está firme quando está em boa saúde: Se pegar um resfriado, a pessoa esfria na fé. Já começa a achar que vai morrer, que Deus a abandonou, que não tem condições. Temos que permanecer firme mesmo nos ventos contrários.
d) Tem gente que só está firme quando está tudo sob o seu controle: Tem pessoas que se as coisas saírem um pouquinho que seja do seu controle, elas já de desestruturam totalmente e perdem a firmeza. E nessas horas as palavras vão revelar a estrutura da pessoa: “Eu não tenho cabeça para orar!”. “Estou sem cabeça para ir à reunião da célula ou no culto”. Firmeza significa que os rios vão transbordar, os ventos vão soprar, mas você vai permanecer onde você foi estabelecido e não vai mover seu pé dali.
III – COLUNA FALA DE SUSTENTAÇÃO (V.18) Coluna aguenta muito peso. Na verdade todo o peso de uma construção está sobre as colunas. A igreja deve ser um pilar forte, porque carrega grande peso. Isso significa que a infra-estrutura do Reino depende da força das igrejas locais.
Se a igreja é fraca, o Reino de Deus é fraco, porque o Reino deve ser sustentado pela igreja. Você sabe a diferença de uma coluna para uma parede? A parede compõe o ambiente, mas a coluna sustenta o prédio... A parede fecha, mas se tirar ela o prédio fica em pé.
Mas a coluna não pode ser mexida. Uma parede pode ser quebrada e levantada quantas vezes o dono da casa quiser. Mas a coluna ela ficará na mesma posição. Tem gente que ajuda a encher a igreja. Mas tem gente que sustenta a obra. Tem gente que vai à célula. Mas tem gente que faz a célula acontecer. Tem gente que fica feliz com os Encontros.
Mas tem gente que sustenta para que o Encontro aconteça a cada mês. Tem gente que de vez em quando dá uma oferta. Mas tem gente que sustenta financeiramente a obra de Deus sendo fiel nos dízimos e nas ofertas. Tem gente que carrega uma Bíblia, mas tem gente que sustenta o testemunho do Senhor no meio da nossa geração com a sua própria vida. Isso é ser coluna!
GUIA DO COMPARTILHAMENTO:
1) Tudo o que Deus faz ele o faz pela Palavra e pelo Espírito. Você tem tido essas duas experiências em sua vida? Compartilhe!
2) Quando vêm os problemas e dificuldades você mantém firme a sua fé ou pensa em chutar o balde e abandonar ao Senhor e a igreja?
3) Avaliando sua vida hoje você diria que você é mais parecido com uma coluna ou com uma parede, na obra de Deus? Por quê?
Ore: Para que cada um de vocês tenha revelação do que é a Casa de Deus. Ore por aqueles que querem ser uma coluna na Casa de Deus.
Compartilhe o alvo de sua célula para este ano e ore por isso!
COMUNICADOS: Encontro com Deus: Você pode ser um instrumento para mudar o destino de alguém, é neste final de semana. Você já inscreveu alguém?.
Casa de Milagres: Fale como está o Projeto. Reuniões: *Quarta-feira – 19h30 e Domingo às 19h. Oração no prédio da igreja: de segunda a sexta das 7h30 às 8h30.

Nenhum comentário:

Postar um comentário