terça-feira, 9 de outubro de 2012

Palavra da célula semana 01/10 a 06/10/12

Estudo para a célula / Maanaim – igreja em células (semana 01/10 a 06/10).
Os Valentes de Davi.
Introdução: Leia 1º. Samuel 22:1-2.
Todos nós sabemos que Davi foi um matador de gigantes. E, no ano 1.050 a.C. ele foi ungido rei de Judá; mas, por causa do ciúme de Saul, ele foi obrigado a fugir e a viver em cavernas.
Davi encontrou uma caverna chamada Adulão, que se tornou o quartel general do seu exército.
Aquela caverna se tornou um centro de treinamento, onde grandes matadores de gigantes foram formados. E sabe quem são as pessoas que se juntaram a Davi? Pessoas que eram consideradas como lixo, a escória da sociedade. Gente que, aos olhos humanos, não tinha nenhum valor.
De certa forma, a formação do exército de Davi aponta para a formação da igreja, pois a igreja é formada por homens e mulheres rejeitados pelo mundo, gente em quem ninguém acredita, gente que o mundo desprezou, que a família duvidou, que os vizinhos falaram mal.
Deus está pegando esses homens, jovens e mulheres e transformando em verdadeiros matadores de gigantes.
1 - OS REJEITADOS (1º. Sm 22:1): Se lermos os versos anteriores aos que lemos acima, vamos observar que Davi passou por um processo de grande rejeição em sua vida. Primeiro, foi rejeitado por Saul e seus maiorais; depois, pelo rei de Gate, de forma que, sem ter para onde ir, ele se refugiou em Adulão. Da mesma forma que o reino de Davi tinha um lugar para os rejeitados, Adulão, o reino de Deus também tem. Sabe por quê? Porque o Senhor Jesus passou pelo pior tipo de rejeição que um homem pode passar, e Ele pode nos compreender plenamente (Leia Isaías 53.3). Foi com homens rejeitados que Davi levantou o seu exército, e é com pessoas rejeitadas que o Senhor está levantando o exército do Seu reino também.
2 - OS SOCIALMENTE IRRECUPERÁVEIS (1 Sm 22:2): O verso 2 diz que Davi se ajuntou a homens que "estavam em dificuldades". Quem eram os homens que viviam em dificuldades ou em aperto? Eram os criminosos, ladrões, os adúlteros. Todo tipo de pessoa que tinha culpa no cartório. Homens considerados pela sociedade irrecuperáveis e, por isso mesmo, condenados à pena de morte. Mas, para surpresa de muitos, quando aqueles homens em aperto se refugiaram em Adulão, lá eles encontraram alguém que os colocou no processo de reciclagem. Davi os treinou, e muitos deles se tornaram oficiais do exército real, homens de grande utilidade para o reino de Davi. Da mesma forma, quando nós passamos a fazer parte do reino de Deus, ninguém mais pode nos condenar, porque todos nós fomos alvo da mesma graça (Leia Romanos 8:1). Há muitas pessoas que já desistiram de si mesmas, que não acreditam mais que podem mudar de vida. Devemos encontrar essas pessoas e alistá-las no exército do Senhor. Vamos levantar um exército para Deus!
3 - OS FALIDOS: O texto nos diz ainda que para lá foram também todos os endividados, pessoas que tinham dívidas e não podiam pagar, pessoas que experimentaram a falência nos negócios, pessoas que quebraram. Talvez nós também já tenhamos experimentado uma falência nos negócios, na família ou até moral. Talvez nós tenhamos se tornado pessoas sem crédito. Mas, mesmo assim, ainda podemos fazer parte do exército do Senhor. Em Adulão, há perdão para nós (Leia Colossenses. 2.14). Se desejamos levantar um exército real, então temos que ver em cada pessoa falida, quebrada, desesperançada, um soldado em potencial desse exército. Essas pessoas estão por toda parte, mas precisam de alguém que as agrupe e que desperte nelas o espírito da realeza. Há muitos príncipes e princesas vivendo na mendicância, e Deus quer nos usar para ativar neles a consciência do Reino de Deus.
4 - OS ESPIRITUALMENTE INSATISFEITOS: Diz o texto que além dos rejeitados, criminosos, endividados, também se juntaram a Davi os "descontentes". Esses descontentes, a priori, não eram pessoas rejeitadas, não eram criminosos, não eram falidos, não eram pessoas sem crédito; eram pessoas de boa reputação, pessoas bem-aceitas socialmente, pessoas que pagavam suas contas em dia, mas diz o texto que essas pessoas se juntaram ao lixo da sociedade e foram para a caverna de Adulão, porque elas eram angustiadas de espírito, insatisfeitas com a vida religiosa daquela comunidade.
No Reino de Deus, há lugar para os rejeitados, para os que convivem com uma carga de culpa e são condenados pelas pessoas. Há lugar para os que faliram emocionalmente, na família, os que quebraram. Mas há lugar também para aqueles, que tem tudo, mas vivem com o seu espírito angustiado. (Leia 1ª. Coríntios 1.26-28).
Guia do Compartilhamento
• O que você enxerga quando olha para alguém? Como você enxerga o verdadeiro valor que cada pessoa tem?
• Você se vê em alguma dessas situações? O que você tem feito para levantar um exército real?
• Você tem enxergado os valentes que Deus tem colocado a sua volta? Ore: Desafie cada irmão da célula a juntar-se ao exército que o Senhor está levantando nesses dias.
Ore por aqueles que querem ser valentes de Davi.
Momento da Campanha: Ore pelos cartões de oração e por alguns motivos de oração (da folha), orem todos juntos ou em grupos pequenos.
*Casa de Milagres: Fale do Projeto, quando iniciará a Casa, recrute aqueles que serão os missionários deste projeto, e Ore pelas “casinhas” distribuídas aos líderes em treinamento.
Comunicados: Reuniões: *Quarta-feira – 19h30 e Domingo às 19h. Oração no prédio da igreja: de segunda a sexta das 7h30 às 8h30 e 19h às 20h.Encontro com Deus 19 a 21 de Outubro – Inscreva uma pessoa com seu líder de célula.
ATENÇÃO DOMINGO ENCERRAMENO DO JEJUEM E ORAÇÃO NO CULTO ÀS 19H.

Nenhum comentário:

Postar um comentário