segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Jesus ensinou a Orar Dom. 17/10/2010

Jesus ensinou a orar. Aprendendo a orar o Pai Nosso com Jesus (1ª. Parte).

De uma feita, estava Jesus orando em certo lugar; quando terminou, um dos seus discípulos lhe pediu: Senhor, ensina-nos a orar como também João ensinou aos seus discípulos. (Lc 11:1-2)
Na época de Jesus era costume dos Rabinos (Mestres) ensinar aos seus discípulos as práticas espirituais e uma delas era a oração. Os discípulos de Jesus pediram que Ele também os ensinasse a orar. E Jesus atendeu seus pedidos fazendo a tão conhecida oração do Pai Nosso.
Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino; faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia dá-nos hoje; e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores; e não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal {pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém}! (Mt 6:9-13)
Nesse texto Jesus não estava ensinando uma oração que deve ser feita repetidamente ou exaustivamente como uma reza. A oração do Pai Nosso serve como um modelo, um roteiro que nos ensina como orar. Jesus dividiu a oração em 7 aspectos importantes que abrangem todas as necessidades e áreas de nossa vida.
1. Paixão “Pai nosso, que estás nos céus...”
Jesus deixou os religiosos da época perplexos e de cabelo em pé com esta afirmação, pois, até então ninguém tinha chamado o Deus Todo-Poderoso de Pai. Jesus mostrou a seus discípulos que Deus deseja ter um relacionamento de intimidade. Deus é o nosso Pai e espera que nos aproximemos Dele como filhos.
2. Poder “Santificado seja o teu nome...”
Como filhos podemos honrar ou desonrar o nome do Nosso Pai. Jesus nos ensina a viver de modo consagrado, através de nossa consagração o mundo glorificará o Nome do Pai. (Mateus 5:16). Santificar o nome é manter a fé no meio das adversidades da vida, sem negar a Deus. Santificar é mostrar através de minha vida a diferença entre o que é santo e o profano.
3. Propósito “Venha o teu reino; faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu...”
Ter Jesus como Salvador é ótimo. Mas para que a vontade Dele seja feita aqui na terra como no céu precisamos tê-lo como Senhor.
No céu a vontade de Deus é feita prontamente, imediatamente e sem questionamentos. E aqui na terra como é feita a vontade de Deus? Somente quem confessa Jesus como Senhor está qualificado para fazer Sua vontade.
Muitas vezes negamos fazer a vontade de Deus, principalmente quando não entendemos ou não gostamos. Jejuar e orar sem sombra de dúvidas é a vontade de Deus, porém muitos se negam a essas práticas espirituais.
Seguir a Jesus não é só para ver milagres ou receber bênçãos. Seguir a Jesus é pisar onde Ele pisa, não é fazer aquilo que penso ou acho, mas seguir o que Ele quer. Seguir a Jesus não é decidir o que é certo ou errado, e sim perguntar a Ele: “o que o Senhor quer que eu faça?”
Jesus ensinou os discípulos a orar assim:
Faça a sua vontade em minha vida; Faça a sua vontade nas minhas finanças; Faça a sua vontade na minha família; Faça a sua vontade na minha célula e igreja;
Se orarmos assim teremos o coração de Deus!Nossa oração não ficará no teto, nem será desprezada.

4. Provisão “O pão nosso de cada dia dá-nos hoje...”
Jesus falou do pão não apenas como alimento natural. Ele se refere ao Pão como todo suprimento de todas as necessidades humanas.
A oração pelo pão é a oração pelo trabalho. É a oração pelo afeto. É a súplica pelo “pão” benção de Deus para que possamos enfrentar a vida e seus desafios. É a súplica pela saúde, pela paz e alegria. Jesus quando fala do pão está falando de nossas necessidades físicas e emocionais, e também da fome de nossa alma. Podemos chamar de fome espiritual, fome pela presença de Deus. Ele está falando para comermos do Pão da vida. Você tem fome pelo Pão da vida?
Continua na próxima semana...
Pr. Cristian Pinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário