segunda-feira, 29 de novembro de 2010

O Princípio da Cobertura Espiritual -Dom. 28/11/2010

O princípio da cobertura espiritual.

A Bíblia é um livro de princípios espirituais que se praticados nos levarão a uma vida plena, abundante e feliz. Há muitos princípios espirituais na Palavra de Deus, mas sem dúvida o princípio da cobertura espiritual é um dos mais importantes. Em Oséias 4:6 lemos: “O meu povo está sendo destruído porque lhe falta o conhecimento”, ainda hoje há muita destruição e sofrimento no meio do povo de Deus por ignorar e negligenciar a revelação da cobertura espiritual. Desde a criação do primeiro homem o princípio da cobertura já operava, Adão e Eva eram cobertos pelo próprio Deus, a ponto de estarem nus e não perceberem “O homem e sua mulher viviam nus, e não sentiam vergonha” Gn. 2:25. O Senhor os cobria, guardando-os de todo mal, protegendo-os, o que os fazia felizes e satisfeitos consigo mesmo, com Deus e um com o outro. Porém depois da queda, a cobertura de Deus sobre eles foi retirada e os resultados foram trágicos: vergonha (agora sabiam que estavam nus), culpa, dor, maldição e etc. Adão conhecia a importância da cobertura espiritual e as conseqüências de viver descoberto, por isso após pecar Adão e Eva procuraram cobertura “Os olhos dos dois se abriram, e perceberam que estavam nus; então juntaram folhas de figueira para cobrir-se” Gn. 3:7. A cobertura à qual Adão e Eva buscaram não era a cobertura de Deus, mas fruto de suas próprias vontades, por isso, Deus proveu novamente cobertura, confirmando assim este princípio tão importante “O Senhor Deus fez roupas de pele e com elas vestiu Adão e sua mulher” Gn.3:21. O livro de Gênesis é um livro de princípios, pois trata do início de todas as coisas, sobre cobertura podemos afirmar: o homem precisa estar debaixo de cobertura e existem tipos de cobertura que Deus estabeleceu sobre nós. Cobertura significa: proteção, segurança, paz, preservação, prosperidade, e etc. Tipos de cobertura espiritual que devemos ter:
1. Sangue de Jesus
cobertura que protege. Adão e Eva se cobriram de folhas de figueira, porém o Senhor providenciou roupas de pele, o que demonstra que houve derramamento de sangue. Em Êxodo 12:12-13 diz: “Naquela mesma noite passarei pelo Egito e matarei todos os primogênitos, tanto dos homens como dos animais, e executarei juízo sobre todos os deuses do Egito. O sangue será um sinal para indicar as casas em que vocês estiverem; quando eu vir o sangue, passarei adiante. A praga de destruição não os atingirá”. O sangue de Jesus é proteção e cobertura para o crente, o sangue tem poder para livrar do mal. O sangue guarda nossa casa e família, por isso, devemos clamar pela cobertura do sangue de Jesus diariamente.
2. Batismo nas águas – cobertura que reveste. Todas as vezes que buscamos estar debaixo do princípio da cobertura, satanás procurará nos impedir. Em dias que antecedem o batismo o diabo procura tirar o foco, desestimular e impedir aqueles que irão batizar. O batismo nas águas é um tipo de cobertura espiritual, neste ato simbólico verdades espirituais estão sendo confirmadas. “Todos vocês são filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus, pois os que em Cristo foram batizados, de Cristo se revestiram” Gl. 3:27. “Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo, para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida” Rm.6:4. O Espírito Santo nos uniu a Cristo, ou seja, nos batizou em Cristo, no Seu corpo, o batismo é a confirmação desta realidade. O batismo nas águas confirma que fomos revestidos “cobertos” de Cristo para andarmos em uma nova vida.
3. Igreja local – cobertura que cuida. A Igreja local é um tipo de cobertura espiritual para o crente. Infelizmente há muitos crentes caminhando independentes da igreja local, andando descobertos, como o apóstolo Paulo diz: “Portanto, vocês já não são estrangeiros nem forasteiros, mas concidadãos dos santos e membros da família de Deus” Efésios 2:19. Todo crente deve fazer parte de uma igreja local, tendo um lar espiritual, aqueles que insistem em andar sozinhos “fazendo carreira solo” estão sujeitos a todo tipo de perigos, estão descobertos e desprotegidos, sendo presa fácil para o diabo e seus demônios. Deus estabeleceu na igreja pastores e líderes que dão cobertura espiritual aos membros através da oração, intercessão, aconselhamento, pastoreamento, discipulado e etc. “Obedeçam aos seus líderes e submetam-se à autoridade deles. Eles cuidam de vocês como quem deve prestar contas. Obedeçam-lhes, para que o trabalho deles seja uma alegria e não um peso, pois isso não seria proveitoso para vocês” Hb.13:17. O orgulho, a rebeldia, a independência, o espírito crítico são impedimentos para que muitos estejam debaixo de uma cobertura espiritual. Lembre-se que Adão buscou cobertura, mas Deus tinha algo reservado a Ele. Na Igreja em células há vários níveis de cobertura espiritual para abençoar a todos. Pastores, discipuladores e líderes de célula cobrem espiritualmente a Igreja e também são cobertos em cada nível de liderança. Quem caminha debaixo de cobertura espiritual está debaixo da benção e da nuvem de glória, por isso, vive satisfeito.
4. Dízimo e ofertas – cobertura que prospera. Deus estabeleceu um tipo de cobertura para abençoar a vida financeira, profissional e material do crente. Os dízimos representam a décima parte de tudo aquilo que recebemos em nossas mãos. Em Malaquias 3:8-12, revela que aqueles que retêm os seus dízimos e ofertas estão roubando a Deus e sem cobertura espiritual sobre suas finanças. O versículo 11 fala do devorador, o espírito que devora as finanças das pessoas através do endividamento, de roubos, juros, acidentes e incidentes, enfermidades, quebras, gastos desnecessários, e etc. O dízimo serve como um escudo de proteção para o crente, para sua família e seus bens. Em Joel 1:4 lemos que existem tipos de demônios que se especializam em destruir finanças. Infelizmente há muitos crentes que preferem que os gafanhotos cortador, migrador, devorador e destruidor atuem em suas finanças do que entregarem a Deus a décima parte de sua renda. Quando reconhecemos a Igreja local como nossa cobertura espiritual entregamos ali nossos dízimos com alegria e fidelidade, como Abraão fez e foi abençoado. “Então Melquisedeque, rei de Salém e sacerdote do Deus Altíssimo, trouxe pão e vinho e abençoou Abrão, dizendo: Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo Criador dos céus e da terra. E bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou seus inimigos em suas mãos. E Abrão lhe deu o dízimo de tudo” Gn. 14:18-20.
Estar debaixo de cobertura é estar debaixo da benção de Deus e de tudo que ela representa.
Pr.Cristian Pinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário