segunda-feira, 22 de novembro de 2010

TEMA: O PODER DO SACRIFÍCIO DOM. 21/11/2010

O poder do sacrifício.
Sem sombra de dúvidas há um poder quando sacrificamos ao Senhor. Sabemos que no A.T os tipos de sacrifícios exigiam o derramamento de sangue e serviam para o perdão e cobertura de pecados. Jesus “o cordeiro de Deus” uma vez por todas através do seu sangue nos purificou e nos redimiu de todos os pecados. O sacrifício da cruz é e continuará sempre sendo suficiente para a redenção e purificação de todo homem. Porém o N. T. nos fala de sacrifícios e a importância que ele tem na vida do crente, não mais o sacrifício que visa o perdão ou remissão de pecados, mas o sacrifício espiritual que demonstra nossa consagração, dedicação e amor a Deus e a Sua Obra. Embora alguns crentes e líderes apregoem que não há mais nenhuma necessidade de sacrificar, a Palavra de Deus não ensina assim. (Leia 1ª. Pedro. 2:5; Romanos. 12:1; Hebreus. 13:15).
Todo sacrifício libera poder! Em Mateus 26:6-13 lemos a história de uma mulher que resolveu oferecer um sacrifício a Jesus, ali aprendemos alguns pontos importantes sobre “sacrificar”.
1) Sacrifício agrada o coração de Deus. O sacrifício daquela mulher agradou a Jesus, Ele não a impediu de derramar o perfume caro sobre Ele. Embora para a maioria das pessoas aquele ato foi um desperdício, para Jesus não, Ele se alegrou e regozijou. O sacrifício do jejum, das horas em oração, da dedicação a Obra, da crucificação da carne, da renúncia da própria vontade agrada a Deus.
2) Todo sacrifício tem um preço. Podemos pensar que o que a mulher fez não representou para ela um sacrifício. Porém quando entendemos o valor do perfume chegamos à conclusão que houve sacrifício. O perfume foi avaliado pelos presentes em trezentos denários que representavam o salário de um ano de um trabalhador, aquela mulher estava entregando todas as suas economias. Sacrifício significa abrir mão de algo que queremos muito, significa renunciar, sair do nosso conforto abdicando de algo, por isso que o sacrifício tem preço. O jejum, o dormir menos para orar e meditar na Palavra, a renúncia da carne, o desgaste para ganhar os perdidos e para liderar uma célula, o sacrifício da oferta, as lágrimas para semear e gerar a vontade de Deus nesta terra são alguns tipos de preços que o verdadeiro discípulo tem que pagar. O que buscamos tem um preço que exige um nível de sacrifício. Você sabe qual é o preço do que você quer?O preço de nosso sacrifício pode ser diferente do preço do sacrifício de outros, a mesma coisa que queremos pode ser mais barato para uns ou mais caro. Um jovem de família rica para tornar-se médico pagará um preço, mas um jovem da periferia pagará outro preço. A questão não é quanto custa para os outros, mas para mim e se estou disposto a pagar! O preço para ser crente é um, para ser discípulo é outro, e assim para ser líder, um discipulador ou um pastor, os sacrifícios são diferentes.
3) Sacrifício incomoda. Os discípulos, ao verem isso, ficaram indignados e perguntaram: “Por que este desperdício? Este perfume poderia ser vendido por alto preço, e o dinheiro dado aos pobres” vers. 8. Parece muito piedoso, mas rejeitado imediatamente pelo Senhor Jesus. Sacrificar gera desconforto em nós, porém parece que o maior desconforto acontece com os outros. Quem jamais se sacrifica, incomoda-se com o sacrifício de outros. A indignação tomou conta daquela casa, mulher tornou-se o assunto principal, as perguntas foram: Para que isso? Para que esse sacrifício todo? Será que é necessário tudo isso? Quando resolvemos sacrificar ao Senhor acontece o mesmo, as pessoas se incomodam, os “amigos” criticam, os familiares reclamam, e tudo nos pressiona a parar e pensar se de fato precisava de tudo aquilo. Jesus imediatamente disse: “Por que vocês estão perturbando essa mulher? Ela praticou boa ação para comigo” vers.10. Sempre que você sacrificar incomodará alguém, as críticas virão, se não houver ninguém tenha certeza que satanás falará isso diretamente a você. Enquanto éramos uma Igreja sem metas de crescimento e avanço as críticas eram pequenas, mas na proporção que entendemos sobre a importância do crescimento da Igreja e nos sacrificamos para isso, muitos se incomodam e passam a nos perseguir e criticar.
4) Todo sacrifício será recompensado. “Eu lhes asseguro que em qualquer lugar do mundo inteiro onde este evangelho for anunciado, também o que ela fez será contado, em sua memória” vers. 13. Os grandes heróis da fé foram homens e mulheres que levaram uma vida de abnegação, renúncia e sacrifício. Por isso tem seus nomes no hall da fama de Deus. Aquela mulher foi honrada por Jesus, foi imediatamente recompensada e exaltada diante de todos que a criticaram. A história de sua vida se espalhou por toda época até os dias de hoje e continuará sendo anunciada. Haverá uma recompensa para os que se sacrificam. Um dos nomes em que Deus se revela no A.T é Jeová Gmolá, “O Senhor que recompensa”. Creia que seu sacrifício na obra, seu encargo de jejuar e orar pela salvação desta geração, seu sacrifício para liderar uma célula será recompensado nesta terra, mas principalmente no porvir. (Leia 1ª. Coríntios. 15:58; Marcos10:29-30; Mateus.11:12). A recompensa é o Reino!
Pr. Cristian Pinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário