domingo, 11 de setembro de 2011

PALAVRAS DA CÉLULA MÊS SETEMBRO 13 e 17/09

Estudo para a Célula / Maanaim – Igreja em Células.
O batismo no Espírito Santo. (13 e 17 de Setembro).

TEXTO: Leia Atos 1:5 e 8.

INTRODUÇÃO: O batismo no Espírito Santo ou a plenitude do Espírito é a maneira que Deus estabeleceu para que vivamos cheios de sua presença.

Queremos que a glória de Deus nos encha não somente em nossas reuniões, mas queremos que esta glória nos acompanhe, quando estivermos caminhando pela rua, quando estivermos andando de carro, quando estivermos no silêncio em nossa casa, enfim, em todos os lugares.

Uma maneira para manter a glória de Deus em sua vida é o orar em línguas. O Novo Testamento fala de quatro categorias diferentes de línguas. Duas são para a ministração pública, e duas para um relacionamento pessoal com Deus.

1 – LÍNGUAS QUE SÃO UM SINAL PARA OS INCRÉDULOS (1ª.Coríntios 14:22 e Atos 2:5-11): Estas línguas ocorrem quando o Espírito Santo transcende nosso intelecto e nos dá a habilidade de falar em outra língua na qual não tivemos nenhum treinamento anterior ou habilidade de falar. Isto é dado conforme a vontade do Espírito Santo.

2 – LÍNGUAS DADAS PARA INTERPRETAÇÃO (1ª.Coríntios 12:10): Esta segunda categoria de línguas também é para a ministração pública. Estas línguas são línguas divinas; não há dialetos iguais a eles na terra. Estas línguas estão em uma das nove categorias de dons do Espírito Santo listado em I Co. 12.10. Estas línguas quando interpretadas são parecidas com a profecia. Por esta razão Paulo diz, "pois quem profetiza é superior ao que fala em outras línguas, salvo se a interpretar, para que a igreja receba a edificação" (1ª.Coríntios 14.5).

3 – LÍNGUAS PARA ORAÇÃO PESSOAL (1ª.Coríntios 14:14-15): Note que Paulo está identificando especificamente estas línguas como orações, não línguas para ministrar a igreja. É dito também no mesmo capítulo, "Pois quem fala em outra língua não fala a homens, senão a Deus" (1Co 14.2). Quando falamos em uma das duas línguas públicas estamos falando aos incrédulos (línguas para um sinal), ou para a igreja (línguas para a interpretação); mas quando estamos orando em línguas falamos a Deus, não aos homens.

4 – LÍNGUAS PARA A INTERCESSÃO (Romanos 8:26-27): A última das quatro categorias de línguas é a da intercessão, que é quando nos levantamos no meio da oração pedindo por ou em favor de outro. Não sabemos o que está acontecendo com nossos amados ou com os outros em necessidade, mas o Espírito de Deus sabe.

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DE ORAR EM LÍNGUAS?
- A EDIFICAÇÃO PRÓPRIA (1ª. Coríntios 14:4): Através da oração em línguas Deus vai construindo o Seu tabernáculo dentro de nós pelo Espírito. Em Efésios diz que estamos sendo edificados para habitação de Deus no Espírito e a medida que vamos avançando vamos nos tornando pedras vivas para a edificação da Casa de Deus.
- CONSCIÊNCIA DA PRESENÇA DE DEUS (1ª.Coríntios14:14): “Pois quem fala em outra língua não fala a homens, senão a Deus, visto que ninguém o entende, e em espírito fala mistérios”.
- NOS TRAZ REVELAÇÃO (1ª.Coríntios 14:2): Quanto mais oramos em outras línguas mais o nosso espírito estará edificado para receber no íntimo os mistérios e a verdade de Deus para nossas vidas. Mas que mistérios são esses? São as verdades de Deus que estiveram ocultas dos homens desde a fundação do mundo. As verdades que você seria incapaz de compreender com a mente natural.
- ATIVA A NOSSA FÉ (Judas 1:20): A oração no Espírito em conjunto com a Palavra ativa a nossa fé, nos levando a outro nível de fé, intrepidez e ousadia.
-GERA DESCANSO (Isaías 28:11-12): Um dos resultados imediatos do tempo a sós com Deus orando em línguas e atentando para Deus no íntimo é a paz que inunda o coração. A profunda paz e a tranqüilidade de espírito é uma das conseqüências mais importantes da oração em línguas, pois a paz e a fé operam conjuntamente. E é maravilhoso quando a paz domina a sua mente.
- LIVRA-NOS DOS ATAQUES MALIGNOS (Efésios 6:18): Quando passamos tempo orando em línguas entramos numa nova dimensão. Uma dimensão acima da operação da carne e por estarmos no Espírito podemos vencer todas as investidas do mundo, da carne e do diabo.

GUIA DO COMPARTILHAMENTO:

1) Já foi batizado no Espírito Santo?
2) Com que freqüência você ora em línguas? Quando ora percebe diferença em seu dia-a-dia?

3) Você já teve alguma experiência marcante quando orava em línguas?
Ministração: Líder junto com seu líder em treinamento ministre sobre sua célula o batismo no Espírito Santo, prepare uma música para tocar durante a ministração de fundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário