sexta-feira, 3 de agosto de 2012

PALAVRA DA CÉLULA SEMANA 06/08 à 11/08/12

Estudo para a célula / Maanaim – igreja em células
O verdadeiro significado da Ceia do Senhor.
Introdução: Leia 1ª. Coríntios. 11:23-34.
A ceia é um dos momentos mais ricos e preciosos da igreja do Senhor, precisamos entender seu significado e dela participar como o Senhor espera de nós.
1 - A NATUREZA DA ORDENAÇÃO DA CEIA DO SENHOR (1ª. Coríntios 11:27-29):
A Ceia é uma festa de ação de graças - de agradecimento por graça já recebida. O próprio Senhor, quando da sua instituição, assinala o seu caráter dando graças: "E, tomando o pão, e havendo dado graças" (vers. 24). Louvor é a expressão adequada àqueles que se sentam à mesa do Senhor. É verdade que temos muito pelo que orar, muito a confessar, muito que lamentar, mas a mesa não é lugar para lamentações.O cálice é um "cálice de bênção", um cálice de ação de graças. "O pão que partimos não é porventura a comunhão do corpo de Cristo?" (1ª. Cor 10:16). Não podemos parti-lo com corações tristes ou semblantes carregados.
O Senhor nos convidou para a festa, e ordenou que, apesar de todas as nossas deficiências, puséssemos a plenitude do Seu amor e a eficácia do Seu sangue entre as nossas almas e tudo mais; e quando o olhar da fé está ocupado com Cristo, não há lugar para nada mais. Se o meu pecado for o objeto em vista e o que prende os meus pensamentos, é natural que eu deva sentir-me miserável, pois estou olhando na direção oposta daquilo que Deus ordena que eu contemple; estou recordando a minha "miséria e pobreza, que é exatamente o que Deus me manda esquecer”. Deste modo é perdido o verdadeiro caráter da ceia que, ao invés de ser uma festa de gozo e alegria, torna-se uma ocasião de melancolia e de depressão espiritual.
2 - AS CIRCUNSTÂNCIAS EM QUE FOI INSTITUÍDA A CEIA DO SENHOR (1ª. Coríntios 11:23): O Senhor estava a ponto de entrar em um terrível conflito com todos os poderes das trevas - iria enfrentar toda a terrível inimizade do homem; e esgotar, até o fim, o cálice da justa ira de Deus contra o pecado. Tinha diante de Si um terrível amanhã - o mais terrível que jamais foi enfrentado por qualquer homem, todavia, a despeito de tudo, lemos que "na noite em que foi traído, tomou o pão". Que amor mais desinteressado! "Na noite em que foi traído" - noite de profunda dor - a noite de Sua agonia e de suor de sangue - na noite em que foi traído por um, negado por outro e abandonado por todos os Seus discípulos - nessa mesma noite, o coração amabilíssimo de Jesus estava cheio de pensamentos acerca da Sua Igreja - foi nessa mesma noite que Ele instituiu a ordenança da Ceia do Senhor.
Ele designou o pão para ser o emblema do Seu corpo oferecido, e o vinho para ser o emblema do Seu sangue derramado, e é o que agora eles são para nós, todas as vezes que deles participamos, pois a Palavra assegura que "todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor, até que venha" (1ª. Cor 11:26).
3 - PARA QUEM FOI INSTITUÍDA A CEIA DO SENHOR A Ceia do Senhor, portanto, foi instituída para a Igreja de Deus - a família dos redimidos. Todos os membros dessa família deveriam estar presentes; porque ninguém pode estar ausente sem incorrer na culpa de desobediência à ordem clara de Cristo. A consequência desta desobediência certamente será declínio espiritual e um fracasso completo no testemunho para Cristo.
 4 - A OCASIÃO E A MANEIRA DE CELEBRAR A CEIA DO SENHOR (Leia Atos 20: 7): Embora a Ceia do Senhor não tivesse sido instituída pela primeira vez no primeiro dia da semana, tanto o Senhor partiu o pão com Seus discípulos "no primeiro dia da semana" (Lc 24:1 e 30); quantos os discípulos (Atos 20: 7).Portanto, este é o dia apropriado para a ceia.
O pecado em Corinto era não esperarem uns pelos outros. Isto é evidente pela exortação com que o apóstolo resume toda a questão em 1ª. Coríntios 11:33: "Portanto, meus irmãos, quando vos ajuntais para comer, esperem uns pelos outros". Por que esperar?
Sem dúvida para poderem manifestar melhor a sua unidade, é essa a maneira de como devemos celebrar a ceia do Senhor em unidade uns com os outros. Devemos crer e confessar a unidade da Igreja na terra através da verdadeira celebração da ceia do Senhor.
Guia do Compartilhamento
 • Como você tem se preparado para participar da Ceia do Senhor?
 • Você teve alguma compreensão da Ceia que antes não tinha? Compartilhe qual
• Neste domingo teremos a Ceia do Senhor esteja presente neste momento especial! Ore: Pela unidade de sua célula. Ore uns pelos outros por necessidades especiais. Ore pelos alvos de multiplicação da célula e da igreja.
Comunicados: *Quarta-feira – 19h30 Culto de Avivamento e Domingo às 19h– Celebração, Ceia do Senhor e dia dos Pais. Sexta-feira dia 10 às 20h – Culto de Mulheres com a Pastora Tânia Burti (ICNA-SCS). * Encontro com Deus – dias 24 a 26/08 – Envie uma pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário