terça-feira, 21 de agosto de 2012

PALAVRA DA CÉLULA SEMANA 20 À 25/08/12

Estudo para a célula / Maanaim – igreja em células (semana 20/08 a 25/08).
Você nasceu de novo (parte 1).
Introdução: Leia 2ª.Coríntios 5.17.
Depois de ter um encontro pessoal com Deus você percebeu que algo diferente aconteceu com você. Você sabe que não é mais a mesma pessoa. Por fora você é o mesmo, mas por dentro algo revolucionário aconteceu. Coisas que antes lhe atraiam já não o fascinam mais.
Os amigos o acham estranho, e nem você está compreendendo seu modo de agir. A Palavra de Deus dá a esta experiência o nome de novo nascimento. Você nasceu de novo. Você agora é uma nova pessoa, uma nova criatura.
1) O QUE SIGNIFICA O NOVO NASCIMENTO? Significa que você ganhou a vida de Deus em acréscimo à sua vida natural. Você antes tinha apenas a sua vida natural, mas agora você recebeu uma vida espiritual, a vida do próprio Deus. Também chamamos essa experiência de regeneração. O objetivo central de Deus ao nos salvar é que tenhamos a Sua vida. É por termos essa vida dentro de nós que podemos afirmar que somos filhos de Deus. Todo filho trás dentro de si a natureza de seu pai. Nós trazemos dentro de nós a vida e a natureza de Deus, por isso somos transformados em Seus filhos. O novo nascimento é a entrada da vida de Deus dentro de você, é a primeira experiência na vida cristã.
2 – COMO VOCÊ ERA ANTES DE NASCER DE NOVO? Leia Jeremias 17.9; embora fale de coração, esse verso trata na verdade da natureza humana. Assim vemos em primeiro lugar que a sua natureza original é enganosa, fraudulenta e extremamente corrupta. Completamente diferente da natureza de Deus. Em segundo lugar o seu coração era duro como pedra (Leia Ezequiel 36.26), isto significa que antes de nascer de novo o seu coração era endurecido, rebelde e insensível para as coisas de Deus.
Em terceiro lugar o seu espírito estava morto para Deus (Leia Efésios 2.1).
Não é o caso de dizer que você não tinha espírito, mas que ele estava morto para Deus. É como um rádio quebrado, que é incapaz de sintonizar qualquer freqüência. É o espírito que tem a faculdade de ter contato com Deus, mas ele estava morto e assim você não entendia nada das coisas do espírito. Em quarto lugar você estava separado da vida de Deus. Uma vez que a natureza de um homem não regenerado é corrupta, o seu coração era endurecido para com Deus e seu espírito, morto, assim você estava separado da vida de Deus (Leia Efésios 4.18). Essa era a nossa condição antes de nascer de novo.
3 – COMO OCORREU O NOVO NASCIMENTO? No momento do novo nascimento a primeira coisa que você percebeu foi que a sua natureza era corrupta e rebelde contra Deus. Você já era assim, mas naquele momento a luz de Deus tornou você consciente de sua condição espiritual.
O Espírito Santo iluminou você. Você percebeu que não apenas o que você fazia era errado, mas que a sua própria natureza era errada. Em segundo lugar o seu coração foi quebrantado diante de Deus. Quando nascemos de novo o Espírito Santo nos ilumina e enxergamos o nosso pecado contra Deus e os homens. Por causa dessa luz o nosso coração fica quebrantado diante de Deus. Em terceiro lugar o seu espírito ficou compungido e contrito. Por causa do arrependimento do coração o espírito recebe uma tristeza santa por causa do pecado. Em quarto lugar você recebeu a vida de Deus dentro de si, no seu espírito. Esta é a vida que Deus queria que o homem provasse lá no jardim do Éden se ele comesse da árvore da vida. Mas o homem pecou e por isso foi expulso do Jardim, desta forma o homem não podia mais ter a vida de Deus. Mas houve um dia em que Jesus derramou o seu sangue na cruz, satisfazendo assim a exigência da justiça,
da glória e da santidade de Deus e assim foi aberto o caminho que conduz à vida de Deus.
Dessa forma, no momento em que recebemos ao Senhor Jesus com contrição, arrependimento e fé nós recebemos a vida de Deus em nós (Leia 1ª.João 5.11). Continua na próxima semana...
Guia do Compartilhamento
• Compartilhe como foi a sua experiência de novo nascimento.
• Você tem a certeza da sua salvação? Caso tenham pessoas na célula que ainda não tiveram a experiência do novo nascimento, faça o apelo evangelístico, a oração de confissão e ore por elas.
Ore: uns pelos outros por necessidades pessoais.
Ore pelos alvos de multiplicação da célula e da igreja.
Comunicados: *Quarta-feira – 19h30 Culto de Avivamento e Domingo às 19h– Celebração * Encontro com Deus – dias 24 a 26/08 – Envie uma pessoa. Participe do jejum desta semana em favor do Encontro com Deus, veja qual dia sua rede irá jejuar: Rede de Adultos: Terça e Quinta / Rede de Jovens: Segunda e Sexta / Rede de Adolescentes: Quarta e Sexta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário