segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Palavras da Célula (semana 23/01 à 28/01) 2012

Estudo para a Célula / Maanaim – Igreja em Células – (semana 23/01 a 28/01).

Escolhas que geram vida
Leia Deuteronômio:11:26-28.

INTRODUÇÃO: Não podemos escolher algumas coisas ao longo de nossas vidas, mas escolhemos muitas experiências pelas quais passamos hoje. Escolhemos com quem casar e nossa profissão. Escolhemos onde passar as férias, que exercício fazer e o que queremos aprender ou até mesmo comer. Escolhemos as pessoas que vão andar ao nosso lado, as pessoas que vão nos ensinar e nos ajudar.

Quem já passou por situações difíceis, pode decidir se essas experiências os tornarão pessoas melhores ou não. Não dá para apagar as coisas pelas quais passamos, mas podemos crescer e aprender muito com as novas experiências.

No ano de 2012, você terá muitas experiências novas, muitas delas serão boas e algumas infelizmente desagradáveis, a questão mais importante do que escolher nossas experiências é decidir qual será nossa atitude a partir delas.
Existem várias escolhas que podem tornar o novo ano feliz e abençoado, veremos 4 que farão toda a diferença:
1ª – A FÉ (Leia Lucas. 11.34): Ao longo de nossa caminhada sempre teremos duas escolhas a fazer, crer no que Deus nos fala ou no que o diabo nos mostra através de circunstâncias e evidências naturais. A Palavra de Deus nos diz, que nossos olhos são como luz para o nosso corpo, “se eles forem bons, todo nosso corpo terá luz, porém se forem maus estaremos em escuridão”. Podemos concluir que a forma que nos vemos determina tudo em nossa vida e em nossa volta, embora a nossa maneira de ver esteja atrelada as nossas experiências, sempre haverá oportunidades de mudarmos nossa visão e a partir disso darmos uma nova resposta as experiências. Crer é ir contra tudo e todos, mas a favor de Deus. Crer é ignorar o que se vê no natural.
2ª – A ATITUDE: A fé deve ser seguida de atitude, independente de nossa perspectiva seja ela positiva ou negativa, ampla ou restrita, somos nós os responsáveis por quais atitudes iremos tomar. A atitude determina a nossa vida. Os fatos que não podemos escolher, como a família em que nascemos, ainda que nos favoreçam ou desfavoreçam, não são os fatores determinantes em nossa vida, mas sim as escolhas que fazemos hoje, estas sim determinarão o nosso futuro.
3ª – OS RELACIONAMENTOS: Há um ditado que diz: “Diga-me com quem tu andas e te direi quem tu és”. Não existem relacionamentos neutros, as pessoas com quem escolhemos andar determinarão o nosso sucesso ou fracasso, isso é tão importante que ao caminharmos com alguém, somos influenciados até em nosso jeito de ser, passamos a possuir traços adquiridos das pessoas com as quais andamos. Três perguntas a avaliar: - com quem você anda? – qual o investimento recebido? – o que você faz com o investimento que recebeu? Muitos erram ao escolher com quem caminhar, se aconselham com ímpios, divertem-se com pessoas carnais ou caminham com pessoas que os impedem de cumprir o propósito de Deus.
4ª – O CRESCIMENTO ESPIRITUAL: As experiências que iremos ter no novo ano devem cooperar com o nosso crescimento espiritual e emocional. Infelizmente há muitos que não compreendem que Deus permite passarem por uma série de situações, dentre elas algumas adversas para que elas cresçam e se tornem filhos espirituais maduros. Um bebê é uma das coisas mais lindas que existem, mas se os anos passam e o bebê não cresce nem se desenvolve algo está errado e seus pais logo procurarão ajuda médica.Se não somos convencidos que precisamos crescer espiritualmente através da intimidade com Deus pela oração, do conhecimento da Palavra ouvindo as pregações nos cultos, lendo a bíblia e fazendo os cursos oferecidos pela igreja sempre veremos as experiências negativamente. Para tomarmos atitudes certas precisamos ter uma base sólida e sabermos como agir, e isso só é possível quando somos cheios da Palavra de Deus.
CONCLUSÃO: Nossas escolhas determinam nosso sucesso, ainda que alguém não tenha muitas perspectivas para esse ano ou para sua própria vida e futuro, pode tomar uma nova escolha, de ter fé e passar a caminhar nesse rumo, tendo atitudes firmes e positivas, sendo bem-aventurado ao escolher pessoas íntegras e tementes a Deus para caminhar e principalmente investindo em seu crescimento espiritual.
GUIA DO COMPARTILHAMENTO
Você se vê de acordo com o que a Palavra de Deus diz a seu respeito?
Já detectou alguma atitude que precisa ter ou algo a mudar em 2012?
As pessoas que você anda te levam a cumprir os sonhos de Deus pra sua vida?
(Orem se propondo a ter e fazer as escolhas certas em 2012 de acordo com a vontade de Deus).
Comunicados: *Quarta-feira Reunião dos Vencedores às 19h30 - Tema: Andando no Espírito. **Domingo às 19h – Celebração a Jesus com o Pr. Wilson Santos. Matrículas abertas para a Escola de Ministérios: Não perca mais tempo! Curso de Maturidade no Espírito / Curso de Treinamento de Líderes / Curso Pastoral Telepresencial. Informações secretaria ou tel. 32211915 / 33262746.

Nenhum comentário:

Postar um comentário