terça-feira, 31 de janeiro de 2012

PALAVRAS DA CÉLULA -SEMANA 30/01 à 04/02/2012

Estudo para a Célula / Maanaim – Igreja em Células – (semana 30/01 a 04/02). Guarde o coração para alcançar os objetivos da vida.
Introdução:

Existem coisas que guardamos no coração que consideramos importantes, mas que na ótica de Deus não são, porém nos fazem desviar para esquerda ou direita. Existem coisas que andam perigosamente próximas do nosso coração e podem atingi-lo com muita facilidade, pois são coisas que nos assediam constantemente.
1 – AVAREZA / GANÂNCIA (Leia Colossenses. 3:5): Guarde o coração da avareza. Avareza é a incapacidade de dividir, de compartilhar algum bem ou algum dom. É quando se retém algo que serviria para o bem de outrem. É quando eu guardo algo de valor por que pode ser que me faça falta no futuro. A avareza foi chamada de idolatria.
2 – IMPUREZA (Leia Jó 31.1-9): Tudo aquilo que não é puro deve ser confessado e abandonado. Podemos estar sujos sem perceber, pois fomos nos sujando aos poucos. O mundo em que vivemos é sujo. Ao tocar em pessoas e coisas somos impregnados pelo pó e as manchas que estão por aí. Somos contagiados em nossa maneira de viver, de reagir, pensar, falar, vestir, comprar, vender. Somos influenciados, principalmente, através daquilo que ouvimos e vemos.
3 – COMPARAÇÃO: Todos nós gostamos de competir. Isso é algo normal no mundo, mas não é a maneira de Deus edificar a sua igreja. Mas qual o problema de permitir o espírito de competição dentro da igreja? O importante não são os resultados? Veja alguns problemas:
1º problema da competição é que ela faz surgir a inveja. A inveja é do diabo, mas a admiração é de Deus. Deus está vendo nossa reação aos fracassos e sucessos de nossos irmãos. Devemos “Alegrar-nos com os que se alegram; e chorar com os que choram” (Rm. 12.15).
2º problema é que a competição produz sectarismo, uma vez que ela separa os irmãos em vez de uni-los. Tiago 3:16 diz que, “onde há inveja e sentimento faccioso, aí há confusão e toda espécie de coisas ruins”.
3º problema é que a competição produz o orgulho de se achar melhor. Sempre haverá um grupo que se acha melhor que os demais e a evidência que eles possuem são os resultados superiores.
4 – SOBERBA: Tenha, porém, muito cuidado para não começar a se achar sábio, pois esse é o momento da queda. Isso acontece com o adolescente que se acha mais sábio que os pais, com o aluno que se forma, com o aluno que acabou de fazer um curso e adquiriu mais conhecimento bíblico.Quem se acha sábio é soberbo e Deus resiste ao soberbo. (1ª.Pd.5:6).
5 – PAIXÃO (Leia Colossenses. 3.5):
*Davi que se apaixonou por Bate Seba em tempo de guerra e pecou (2 Sm. 11:1-5); *Amnom se apaixonou por sua irmã Tamar e cometeu incesto e estupro. (2 Sm. 13:1-22); *Sansão apaixonou-se Dalila e perdeu sua unção e força. (Jz. 16:16-21).
6 – EXPECTATIVAS NOS HOMENS (Leia Jeremias 17:5-6): Ao passarmos por uma situação desagradável de frustração,quando ouvimos ou recebemos algo que nos magoou, ao invés de perdoar, relevar, passar por cima sem considerar como algo importante, pensamos e meditamos naquilo sem colocar diante de Deus. Aquele simples pensamento ou frustração passa a ser uma fonte de mágoa que se transforma em amargura com raízes que geram frutos e contaminam o ambiente e as pessoas ao nosso redor. Depois disso estabelece-se uma fortaleza no interior, na qual nos isolamos e passamos a desconfiar de todas as pessoas. Tudo porque não nos guardamos de refletir nos fatos sem a cobertura do Espírito Santo. O santo remédio para isso é chamado na Bíblia de perdão. Enquanto estivermos vivendo em uma igreja, família, ambiente de trabalho formado por pessoas, devemos guardar o coração com uma atitude perdoadora, que nos fará perdoar antecipadamente as falhas das pessoas. Não posso permitir que os meus passos sigam o meu coração contaminado pela mágoa. Devemos guardar o coração das expectativas confiando no SENHOR e desejando ter um coração como o coração de Deus.
Guia do Compartilhamento
• Em algum momento você deixou de guardar o seu coração de alguma das coisas mencionadas acima? Quais foram as conseqüências?
• Como você saiu venceu isso?
Orem para que o Espírito Santo retire qualquer uma destas coisas que estiverem em seu coração. Ore declarando que estas coisas não mais ocuparão seu interior.

Comunicados: **Quarta-feira Reunião dos Vencedores às 19h30 - Tema: Andando no Espírito. **Domingo às 19h – Celebração a Jesus. Matrículas abertas para a Escola de Ministérios: Não perca mais tempo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário