quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Palavras da Célula 10 à 15 de outubro/11

Estudo para a Célula / Maanaim – Igreja em Células.
O Centro do Coração de Deus. (10 a 15 de Outubro).

Na vida cristã nada é mais importante que agradar o Senhor e fazer a Sua vontade. O problema é que em vez de procurar conhecer a vontade de Deus, muitos simplesmente a presumem a partir do que eles próprios imaginam. Dizem que, se desejarmos agradar a Deus, devemos fazer coisas na igreja, não importa o quê, desde que feitas com dedicação e fé. Todavia, esse pensamento nos leva a correr o mesmo risco de agir como antes de nos converter, ou seja, fazer para Deus coisas das quais gostamos e que supomos que Ele goste também. Infelizmente, os frutos de nossa suposição podem resultar em grande decepção. Agradar a Deus é como dar-lhe um presente. Muitos perguntam para Deus qual o Seu plano para eles; mas, ao final, julgam que seja aquilo que eles próprios mais gostam de fazer. Parece impensável Deus nos mandar fazer algo que não nos agrade somente porque Ele, como Senhor, deseja. Mas o bom senso nos diz que isso é possível.
Para conhecer o coração de alguém, precisamos saber suas primeiras e suas últimas palavras. As últimas palavras do Senhor foram na cruz e as primeiras estão em Gênesis 1:26-28 (leia). Deus, nesta passagem, está abençoando o homem e lhe revelando Seu coração. Ele não fez mistério, imediatamente disse ao homem o que desejava dele: “Adão, eu quero que você tenha filhos. Você é a Minha imagem e os seus filhos também serão. Seus filhos serão também Meus filhos. Adão, eu quero muitos filhos. Então, seja fecundo e encha a terra”. O centro do coração de Deus é o anseio de ter filhos, esse é o Seu desejo, que não mudou no decorrer dos séculos.
O coração de Deus continua o mesmo, Ele deseja filhos. Mas a forma de gerar esses filhos mudou. Não que Deus não deseje que tenhamos filhos naturais, na verdade, é melhor tê-los, de preferência muitos. Mas o foco hoje é ter filhos espirituais. Deus deseja muitos filhos semelhantes a Jesus (Leia Romanos 8:29). Se desejarmos realmente agradar a Deus, daremos a Ele algo que não possui. Parece loucura dizer que Deus não tenha algo, mas é exatamente essa a verdade. Ele mesmo diz: “Filho, dá-me o teu coração” (Pv.23:26). Se Deus nos pede algo é porque não o tem ainda, ao menos não o suficiente. Deus não nos criou para fazer coisas para Ele, mas para desfrutar de nós e para que geremos muitos filhos à Sua imagem e semelhança.
Naturalmente, não estamos dizendo que seja errado fazer coisas para Deus. Supomos que tanto os que fazem coisas quanto os que geram filhos desejam agradar o Senhor. A grande questão é qual dos dois modelos atinge melhor o objetivo de agradar o coração do Pai. Os que fazem coisas e promovem atividades realizam coisas louváveis, obras de misericórdia, serviços, artes e outras realizações. Quem faz coisas para Deus deseja algo bom e até louvável. Trata-se de uma maneira de enxergar o próprio relacionamento com Deus, baseado sempre no fazer coisas para Deus. Acreditam que só agradam a Deus quando estão fazendo coisas para Ele.
Em oposição a esse modelo, há quem entenda que no coração de Deus está o gerar. Não que não façam mais coisas, mas essas coisas não são um fim em si mesmas, são apenas um meio de gerar mais filhos para Deus.
O que podemos dar para Deus que Ele não tenha? Deus possui tudo mas, ainda assim, há algo que Ele nos pede na Bíblia: “Filho, dá-me o seu coração”. O Senhor não tem o coração dos homens e é isso que deseja. O que Ele nos pedirá no dia que comparecermos ao seu tribunal, no dia do julgamento? O que você acha que Ele lhe perguntará? Certamente será: “Onde estão os seus filhos”.
Nós somos sementes. Devemos ser como a semente, que só tem uma utilidade, reproduzir-se.
GUIA DO COMPARTILHAMENTO:
• Você tem sido um crente do “fazer coisas para Deus ou do gerar filhos”?.
• Você já gerou algum filho espiritual? Qual foi sua experiência?
• Você está disposto durante esses dois meses de projeto a gerar um filho espiritual? Quem são as pessoas que você quer gerar nesse tempo de oração e jejum?.
MOMENTO DO PROJETO: *Vamos ver se todos continuam firmes no Projeto (líder Ore por todos do projeto); *Vamos orar pela ficha de oração frente e verso; * Vamos orar pelo Encontro com Deus desta semana;*Vamos orar pelos visitantes.
Lembre-se na próxima semana: CAMINHADA DE ORAÇÃO, TODOS OS MEMBROS DEVEM ESTAR PRESENTES PARA ABENÇOAR O BAIRRO DA CÉLULA

Nenhum comentário:

Postar um comentário