sábado, 22 de outubro de 2011

Palavras da Célula 24 a 29 de outubro/11

Estudo para a Célula / Maanaim – Igreja em Células.
Pescadores de homens. (de 24 a 29 de Outubro).

Leia Mateus 4:18-20. A Bíblia usa algumas ilustrações para evangelismo e uma delas é a pescaria, Jesus usou essa ilustração porque a maioria de seus discípulos eram pescadores, e o que Jesus disse para Pedro Ele diz a todos nós: "Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens." E é isso que o Senhor deseja fazer de cada um de nós, “PESCADORES DE HOMENS”.
1. PRINCÍPIOS DE PESCARIA: Temos que entender que pescaria não é uma questão de sorte, é uma questão de técnica, para termos uma pescaria eficaz primeiro devemos aprender quais os princípios para uma boa pescaria.
A – SAIBA QUE TIPO DE PEIXE VOCÊ QUER PEGAR (Mt 10:5-6): Não dá para pescar todo tipo de peixe do mesmo modo. Cada tipo exige uma isca específica. Cada um tem sua isca própria. Você só vai atrair quem for semelhante a você, e não necessariamente quem você quer. Você sabe quem entenderá sua linguagem, sua maneira de falar. Não atingimos todo mundo, por isso precisamos saber qual peixe nós queremos pegar, para usarmos a isca apropriada.
B – VÁ ONDE OS PEIXES ESTÃO (Mt 10:5): Tem peixe que gosta de ficar nas pedras, outros em barrancos, alguns nas correntezas, outros são encontrados no mar ou em lagos. Então, você precisa saber que tipo de peixe está procurando para escolher aonde ir. Você precisa ganhar as pessoas nos locais onde vive, estuda, se diverte; pegar o peixe de acordo com o lugar. Seja prático, vá onde os peixes estão, não fique parado esperando que eles venham até você.
C – CONCENTRE-SE NO TIPO DE PEIXE QUE ESTÁ FISGANDO A ISCA (Mt 10:14): Concentre-se em ganhar aqueles que estão abertos para ouvir o evangelho. Não queremos ignorar ninguém, mas é tolice gastarmos a maior parte do tempo com quem não quer ouvir. Vamos mencionar oito grupos de pessoas que nós devemos concentrar nossa pescaria. 1. Visitantes que vem pela segunda vez; 2. Amigos e parentes de novos convertidos; 3. Pessoas com crise no casamento; 4. Pessoas que necessitam de libertação de qualquer tipo de vicio; 5. Pessoas enfermas; 6. Pessoas que possuem parentes com doenças graves ou terminais; 7. Desempregados e pessoas com problemas financeiros; 8. Pessoas que acabaram de mudar para a cidade e ainda não possuem amigos. E essas pessoas estão na mira de Deus por isso estão passando por essas dificuldades.
D – APRENDA A PENSAR COMO UM PEIXE (Mt 9:4; Mt 12:25): Aprender a pensar como peixe é entender os hábitos e gostos de cada peixe. Em outras palavras: falar numa linguagem que a outra pessoa entenda. Comece a pensar como ele reagiria numa determinada situação. Isso fará você lançar a isca no lugar certo, no momento apropriado. Em Colossenses 4.5 Paulo diz: "Portai-vos com sabedoria para com os que são de fora; aproveitai as oportunidades". Oportunidades de dar nosso testemunho para fisgarmos o peixe.
E – UMA BOA PESCARIA REQUER QUE FAÇAMOS COISAS DESAGRADÁVEIS PARA PEGAR OS PEIXES (Lc 10:8): O pescador não é um sujeito que está preocupado com o conforto. Convenhamos, o bom pescador está disposto a agüentar mosquitos em cima dele, está disposto a levantar de madrugada porque certos peixes só são fisgados nesse horário. Ele se sacrifica para pescar. Dependendo do lugar, ele terá que ficar dentro da água por horas de molho, à noite, correndo riscos de uma picada de cobra.
F – PESCARIA PARA NÓS NÃO É HOBBY, SOMOS PESCADORES RESPONSÁVEIS DIANTE DE DEUS: As pessoas que levam a sério a pescaria são as que pegam mais peixes. As que se empenham para valer, especializam-se em peixe, essas serão recompensadas. Tem pessoas que querem ir pescar de qualquer jeito e depois falam que não pegam nada e a culpa é do peixe. Sejamos sérios e diligentes na pescaria e os peixes virão.
G – ÀS VEZES USAMOS OS PRÓPRIOS PEIXES COMO ISCA: Precisamos usar o maior número possível de diferentes tipos de iscas. Algumas vezes você pesca e o que você pescou vira isca através do testemunho deles. 2. QUANDO O PEIXE VIRA ISCA: • O PEIXE MATEUS - Lc 5.27-29 • O PEIXE LÁZARO - Jo 12.1-9 • O PEIXE ANDRÉ - Jo 1.40-42 • O PEIXE PAULO - At 9.20- 26 • O PEIXE QUE FOI CURADO - Jo 9.25 • O PEIXE MULHER SAMARITANA - Jo 4.39-42
Guia do Compartilhamento Você definiu qual o tipo e onde vai pescar os peixes? Compartilhe.
Em que tipo de peixe você está se concentrando durante o Projeto Fé para uma grande colheita?
Momento do Projeto: Compartilhar com a célula que começamos a 2ª. Fase do Projeto -Evangelismo:

Ore pelo cartão de Oração,

Ore pela entrega das cartas no sábado (29/10) e mobilize toda a célula a ir,

Ore pelos visitantes e caso queira faça o apelo evangelístico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário